domingo, 30 de março de 2014

Tinha que acontecer

Após a assinatura do contrato do governo com a empresa premiada para a execução das obras do VLT (Veículos leves sobre trilhos) em Cuiabá, somente o “Profeta do Atraso do Porto” escreveu e publicou em seu “site que ninguém lê”, que essa obra não seria concluída para a Copa 2014.
Pois bem, o contrato de execução terminou, e só 25% das obras estão concluídas.
“De um total de doze obras de arte especiais para a sua implantação, apenas três conseguiram sair do papel”.
Será que o velho Oráculo detém poderes divinos para prever o futuro?
Não. Apenas estuda, orientado por uma assessoria especializada, o projeto da obra.
Lê com atenção o edital de licitação, o contrato e analisa com cuidado o histórico do consórcio vencedor.
Para agravar a situação, o Estado não costuma cumprir com seus compromissos financeiros e, finalizando, tem o “custo Brasil”.
Depois do campo de futebol, sem o qual não seriam realizados os jogos, o transporte modal é o projeto mais importante do pacote de obras lançadas e que não serão concluídas.
O fiasco foi tão grande com a incompetência da Secretaria criada apenas para cuidar da Copa que, sabiamente, o governador decidiu ficar até o último dia do seu mandato, para tentar salvar algo chamado de legado.
Aquilo que parecia, há três anos, como grande capital político a ser utilizado nas próximas eleições, tornou-se um pesado fardo ao governador, que gostaria de se afastar do governo e se candidatar a Senador do Clube mais cobiçado do Brasil, com sede em Brasília.
Os engenheiros de Cuiabá foram identificados pelo governo como os únicos responsáveis pelo fracasso do VLT, mas, os seus DNAs deram negativos para essa obra.
Ao pensar que Brasília abandonou esse projeto e Fortaleza tenta, há mais de nove anos a sua construção, conclui-se que algo muito sério aconteceu nesse imbróglio.
Como diz o pobre marquês, que não costuma falhar nas suas previsões, adoramos jogar dinheiro público no ralo.
Eis a questão.

Gabriel Novis Neves
15-03-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.