segunda-feira, 24 de março de 2014

Dificuldades

Existem situações em que nos defrontamos com sérios problemas.
Isso faz parte da vida, ou alguém pensa que a vida é um eterno mar de rosas?
Muitos desses desconfortos temos até condições de resolvê-los.
Entretanto, existe um problema de quase impossível solução – somente a longuíssimo prazo.
São os problemas de origem cultural, admitidos como insolúveis por camadas respeitáveis da nossa população, já que a sua resolutividade demora, às vezes, séculos.
Se fizermos uma rápida pesquisa sobre esse assunto, constataremos problemas que há milênios ainda não foram esclarecidos e, hoje, estão na ordem do dia para uma definição inteligente da nossa sociedade.
Há poucos dias um amigo relatou em um artigo, que passou por momento de risco de morte, vítima da cultura predominante em camadas pouco privilegiadas pela educação. Sorte que ele não teve lesões neurológicas comprometendo seu olfato animal.
Diz que certa ocasião, já estava dormindo quando acordou com um forte odor trazido por uma nuvem de fumaça esbranquiçada penetrando no seu dormitório por uma pequena fenda existente em baixo da porta para evitar o atrito com o piso.
Com a intensidade do odor de algo queimando, ele resolveu se levantar para descobrir a causa.
Pensou em vazamento de gás do fogão produzindo um incêndio. Quase acertou.
A copa e cozinha criaram um cenário de alguém que está viajando de avião dentro das nuvens.
Na verdade houve um superaquecimento do forno do fogão, que estava ligado acolhendo uma assadeira de bolo. Essa, ao derramar  o seu produto, propiciou o susto, que desapareceu com o seu desligamento.
Motivo do quase desastre: cultura de séculos impregnada no DNA da sua ajudante, que a tudo assistia calmamente, cuja causa é a cultura herdada e nunca corrigida por uma boa educação.

Gabriel Novis Neves
17-02-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.