terça-feira, 11 de março de 2014

Celebridade

O fascínio que as pessoas conhecidas exercem sobre um grupo considerável da nossa população é impressionante.
Esse conhecimento público lhes outorga o título tão cobiçado de celebridade, invejado por muitos e idolatrado por todos.
A maioria é fruto da exposição prolongada pelas várias mídias, mas há os que são produtos das suas vidas não convencionais, fora dos valores da ética considerados válidos.
Geralmente são artistas, jogadores de futebol, esportistas, milionários, aqueles considerados fora da lei e, até, políticos medíocres envolvidos em escândalos com o erário público.
Durante o desfile das Escolas de Samba na Avenida Marquês de Sapucaí, o que mais encontramos são celebridades, algumas até importadas.
Lembram-se da “sem calcinha” que, em companhia privilegiada, tornou-se uma rica celebridade?
Certa ocasião fiquei sem entender o delírio que os beneméritos das Escolas de Samba causavam quando apareciam na quadra do desfile, ou tinham  seus nomes anunciados pelos microfones do megaevento internacional.
Esqueçam-se das fantasias dos anônimos figurantes, dos carros alegóricos elaborados com tecnologia de ponta, da beleza dos sambas enredos, da harmonia da bateria, do deslumbramento visual e da disciplina com o horário.
As celebridades maiores ali eram os homens de correntes grossas e enormes, com o medalhão de brilhantes no pescoço, cujas proezas e fortunas se tornam  invejadas pela comunidade e até por altas figuras da sociedade.
Suas escolas são de comunidades pobres, porém as celebridades moram nos mais valorizados apartamentos triplex da zona sul do Rio de Janeiro.
São perseguidos pela TV e centenas de fotógrafos, num raio permitido pelos seus especializados seguranças.
A celebridade  é endeusada e rapidamente transformada em  mito num país com poucas referências.  É uma unanimidade que tem o poder de não produzir idiossincrasias à ética, à moral, aos bons  costumes.
Deixam de ter valor a sua ideologia  política, a sua cultura religiosa ou acadêmica, a sua conduta como ser humano. Passam a contar apenas os brilhos e paetês que aquela pessoa conseguiu, ainda que por pouco tempo, a tão desejada imagem do sucesso. Vemos, inclusive, pessoas de bom nível sócio cultural reverenciando essas figuras, muitas das quais dignas de pena.
Posar em foto com elas é o sonho de milhares de carentes. Tal como num espelho, é como se elas se vissem refletidas na imagem almejada.
As celebridades produzem felicidade para os seus seguidores, e até melhoram seus males físicos ou emocionais.
Elas  chegam a ser um bem em um mundo incerto e vazio, repleto de infelicidade e desencanto.
Torna-se meta ter uma foto com uma celebridade guardada numa pequena bolsa de documentos. Triste, não?

Gabriel Novis Neves
23-01-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.