domingo, 2 de junho de 2013

SENTIMENTO

É um conjunto de qualidades morais. Um em especial me preocupa - o sentimento de culpa. Não entendo como algumas pessoas, sem motivo aparente, são maltratadas por ele.
Como diz a sabedoria popular, quem não deve não teme.
Dizem os psiquiatras que esse estado de verdadeira autopunição traduz uma neurose.
Todos sabem que ninguém nasce neurótico. Esta doença, tão frequente nos nossos dias, é adquirida. Às vezes logo no primeiro ano de vida, causada por problemas educacionais, culturais, familiares, doenças orgânicas, abandono pelos pais biológicos, desamor e outros.
Com o nosso crescimento biológico, novos traumas nos acometem, deixando cicatrizes incuráveis, pois as neuroses não têm cura.
O sofrimento desse transtorno é tão cruel que, na vida adulta, mesmo com tudo favorável, somos surpreendidos pela sensação de culpa.
Os mecanismos de sobrevivência emocional dos seres humanos são extremamente complexos, e fogem de todas as práticas racionais e científicas de tratamento, já que não há cura para esse transtorno, e sim, entendimento das suas origens.
Considero a educação o fator preponderante na prevenção das neuroses. Aquela castrativa, punitiva, autoritária, não tolerante ao prazer, disseminaram, entre outras formas de distúrbios emocionais, o sentimento de culpa.
A neurose, qual epidemia, é altamente contagiosa, mesmo não sendo bacteriana ou virótica, e os exemplos são traduzidos nas insatisfações manifestadas pela desvalorização da vida.
Com a maturidade e o apoio de um bom analista, entendemos as causas, mas não nos livramos da dor do sentimento de culpa.
Este sentimento sem causa aparente é uma das dificuldades que atormentam os seres humanos.
É o paradoxo de gostar de alguém pelo que ele não é.
A vida, realmente, tem que ser vivida, e não, entendida.

Gabriel Novis Neves
29-05-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.