quarta-feira, 26 de junho de 2013

Simbolismo

“É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer” – Caetano Veloso.
A presença de dez mil manifestantes na marquise do Congresso Nacional é o simbolismo de toda a indignação do povo brasileiro.
Mitos foram para o lixo da nossa história. A pátria das chuteiras não existe mais. Pela primeira vez a ex-nossa seleção canarinho ficou refém do povo em um hotel de luxo de Fortaleza, uma das cidades que recebe auxílio das mais variadas bolsas do governo federal.
O povo quer, entre outras coisas, saúde, educação, segurança e o fim da corrupção desenfreada que tomou conta desta nação. Não se conforma com o fato da construção de modernas arenas padrão FIFA serem a prioridade nacional.
Este exuberante movimento social não conta com a presença da UNE, OAB, sindicatos, artistas, intelectuais, partidos políticos e daqueles personagens tão frequentes nessas ocasiões. São jovens estudantes, em sua maioria, e trabalhadores lutando por um Brasil íntegro e por melhorias nos serviços públicos.
Os vinte centavos de aumento da passagem dos ônibus foi apenas a senha para desencadear essa manifestação popular ordeira.
Todos se revoltam com os bilhões gastos com a Copa do Mundo, com a inflação voltando, o desemprego e a miséria.
Um dos alvos tem sido o local dos jogos, onde os pobres não entram por absoluta falta de dinheiro para comprar os ingressos tão caros.
Esse movimento, que assustou o Planalto, foi todo comandado pelas redes sociais, fazendo acender a luz amarela na estrondosa vaia no Mané Garrincha.
A tomada do Congresso Nacional, a invasão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a tentativa de penetrar na residência oficial do governador de São Paulo e as manifestações simultâneas em Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador, Recife, Maceió e Vitória, marcaram o início do movimento, que contou com a adesão de outras capitais e cidades, especialmente daquelas escolhidas para sede dos jogos da Copa.
 O Ministro perpétuo do Palácio do Planalto, há dez anos morador naquele local, calculou mal e menosprezou o poder de revolta da nossa gente, quando, após a condenação dos mensaleiros pelo Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou, em entrevista, que “este ano o bicho vai pegar”.
Imaginou que o povo sairia às ruas para defender os condenados pela justiça. Santa ingenuidade! O povo ordeiro está nas ruas por uma causa justa, apartidária em defesa do Brasil, e não, de grupos políticos.
 Consta que uma minoria formada por baderneiros, está infiltrada  na multidão ordeira, estimulando manifestações de vandalismo.
Isso sempre ocorre em movimentos de massa  e deve ser administrado por uma polícia  preparada em termos de inteligência e não de truculência.
Não esquecer que algumas minorias transformaram a história do Brasil, desde o seu descobrimento.
Um pequeno navegador português e a sua tripulação ousaram descumprir a ordem imperial de ir às Índias, e acabaram descobrindo o Brasil.
A libertação dos escravos, a Independência do Brasil, a Proclamação da República, foram feitas por uma minoria rebelde.
A revolução de 1964 iniciou como um movimento dos conservadores, das mulheres e da igreja católica, para evitar a implantação do comunismo em nosso país.
O povo organizado não participou do movimento, especialmente da passeata dos cem mil em São Paulo. 
Desta vez, quem saiu às ruas foi o Brasil, indignado com os desmandos nesta terra de gente boa e trabalhadora.
 “Nós somos controlados pelo acaso, mas não temos paciência suficiente para aguentar seu despotismo” - Edward Dahalberg.
O Brasil de hoje não é o de ontem.

Gabriel Novis Neves
18-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.