quinta-feira, 20 de junho de 2013

Privacidade

Um dos pilares éticos mais valorizados pelos nossos ascendentes acaba de ser destruído por esse nosso revolucionário mundo moderno.
Até muito pouco tempo atrás, antes do advento da Internet e da tecnologia digital, a privacidade era um bem de importância indiscutível.
Atualmente, num caminho inverso, as pessoas postam - até com orgulho - sua vida, seus caminhos e descaminhos nas diversas redes de comunicação digital.
Assustador e relevante foi o fato de um jovem americano de 29 anos, ex-agente da CIA, se apresentar como responsável pelo vazamento de documentos secretos de vigilância eletrônica da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.
Apesar do prolongado treinamento a que esse jovem profissional do sigilo deve ter se submetido, somos surpreendidos pela sua justificativa por vazar as informações. Diz ele que desejava “impedir que os EUA acabassem com as liberdades básicas das pessoas ao redor do mundo”.
Estabelece-se, então, na sociedade americana e na internacional, uma discussão entre defesa da privacidade e criminalização do ato em si.
O jovem, em entrevista ao jornal inglês “The Guardian”, declarou literalmente que não conseguia compactuar com poderosas máquinas manipuladoras que conseguem captar todas as comunicações humanas em qualquer nível, e que sua atitude estaria vinculada, puramente, a motivos de consciência.
Assim, senhas, telefones, emails, cartões de crédito, pesquisas no Google, Orkut, Facebook, Twitter e qualquer outra forma de comunicação digital, podem ser devassados por esse esquema estarrecedor em vigor, justificado apenas em nome de um inimigo sem cara, chamado terrorismo.
Será esse o mundo que deixaremos para os nossos filhos e netos?
Neste momento ele está sem paradeiro conhecido. A Rússia ofereceu asilo político, assim como outros países.
Deixou uma vida prazerosa de sonhos, segundo entrevista de sua namorada com quem vivia há quatro anos no Havaí.
Há de se ressaltar que, graças a pessoas que ainda têm crises de consciência, o mundo possa ser sacudido para reflexões de tal importância.

Gabriel Novis Neves
12-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.