terça-feira, 27 de setembro de 2011

SIMPLICIDADE

Sempre defendi a simplicidade como filosofia de vida. Venho defendendo-a diante da onda alarmante de dificuldades que nos são oferecidas diariamente.

São tantas as dificuldades, que aqueles que não estão nem aí, são chamados de alienados.

Em épocas passadas era proibido proibir. Simplicidade para mim é quase uma religião, mas não abuso. A mídia nos oferece tanta simplicidade, que anotei algumas para mostrar que não estou exagerando:

“Atividades físicas fazem os idosos abandonarem a tristeza e descobrirem um novo sentido para a vida.” Não é bem assim. É muita simplicidade diante de problemas tão complexos.

“O novo secretário municipal de Saúde de Cuiabá (que não é médico), avalia como satisfatório o atendimento médico ao público, apesar de inúmeras críticas recebidas da nossa população.” O secretário de saúde – leigo - visitou algumas unidades de saúde e diz ter ficado satisfeito com o que viu e ouviu. Fico curioso em saber o que foi mostrado ao secretário leigo que, de tão satisfeito, fez-me lembrar o soldado que marchava errado, e ao ser chamado atenção para corrigir o pé trocado, respondeu que os outros é que estavam errados e ele certo.

Com certeza o que mais impressionou o nosso secretário leigo foi descobrir a diferença entre comprimido e drágea medicamentosa, assim com a beleza das caixas dos produtos existentes na deficiente farmácia.

Com a maior simplicidade deste mundo, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Cidadania da UFMT, diz que é desolador o caso da segurança pública de Mato Grosso. Alerta o governo que, se decisões não forem tomadas, o cenário negativo deverá continuar. E o governo não está nem aí.

O resultado do último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), não despertou nenhuma reação do nosso governo, que encarou a exclusão dos nossos jovens da competição acadêmica, com a maior simplicidade.

A simplicidade irresponsável termina na perda da credibilidade – se é que os nossos políticos se importam com isso.

A simplicidade tem limites. Quando não há grandeza na simplicidade, ela se confunde com negligência – que é um pecado imperdoável.

Simplicidade com responsabilidade: é o que pedimos para a nossa gente.

“Que ninguém se engane; só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”

Gabriel Novis Neves

14-09-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.