sábado, 3 de setembro de 2011

BEM ORGANIZADO

Se há um setor administrativo que funciona muito bem em nosso Estado, e principalmente em Cuiabá, é o do crime organizado.

A sua eficiência é a mesma em toda a alargada pirâmide social. Para que isto aconteça, essa organização social do crime (OSC) possui fortes tentáculos no organograma governamental - dizem os estudiosos em ciências políticas.

Os sócios dessa seita criminosa, que rouba e mata por dinheiro, têm privilégios que ladrão de galinha não possui. O que mais impressiona é a assistência jurídica imediata - e a certeza da impunidade.

Por alguns milhões surrupiados, compensa alguns dias de prisão diferenciada. E ainda tem governador neste Estado que chama os médicos de mafiosos e se cala diante do crime bem organizado.

Não é possível que haja epidemia de assaltos diários, com bombas e armas pesadas aos caixas eletrônicos, bancos, comércio, empresas, indústrias, escolas e ao pobre pagador de impostos. Esses crimes não estão desamparados na nossa estrutura social. Estão é bem inseridos e protegidos.

Ele é metastático, atingindo todos os órgãos, mesmo os mais distantes. É uma verdadeira praga que, se não for combatido no início, perderemos o controle do domínio da cura. Isso é o que acontece no nosso Estado e na sua velha capital. O crime venceu. É triste!

Chegou o momento da humildade social. Só ouço falar em caravanas e comitivas oficiais até a capital federal para pedir dinheiro para obras físicas. Não seria o caso, diante de tanta violência, de se organizar uma comitiva para solicitar ao governo federal a presença da Força Federal por aqui até a Copa do Mundo?

Essa situação de total falta de segurança da nossa cidade caiu na internet. Depois ninguém mais tem o poder de censurar ou dourar a notícia e os números. A imagem do nosso Estado e da capital eterna de Mato Grosso, não está lá muito boa no exterior. O nosso passado nos condena e o presente é desanimador.

O nosso povo generoso não merecia tamanho castigo, que a sua boa fé nos levou. Terra arrasada e atrasada porque não respeita a sua gente, nem o seu meio ambiente. Eis a nossa fotografia de exportação. Os outros dados são facilmente obtidos pelo último censo do IBGE.

Precisamos, com urgência, cuidar da nossa gente e da nossa cidade, para que possamos receber, em 2014, milhares de turistas do mundo todo. É necessário, enquanto há tempo (!), não confundir generosidade social daqueles que nos visitam, com o sentimento que eles levarão daqui.

Este é o apelo sincero de um cuiabano que sofre com a sua gente o abandono social em que nos encontramos. Apelo para que essa possível faxina tenha o seu início, o mais rápido possível, pela nossa segurança.

Acabemos com o crime bem organizado que foi aqui implantado!


Gabriel Novis Neves

26-08-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.