segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A democracia

Mencken, a língua mais afiada do jornalismo americano, assim definiu a democracia:

“É talvez a mais charmosa forma de governo já criada pelo homem. O motivo não é difícil de descobrir. Ela se baseia na mentira, imensamente mais fascinante para a maioria das pessoas do que a verdade.”

A “Linguinha” americana tem toda a razão. Assistindo aos programas do Horário Político Gratuito constatamos com facilidade essa verdade. As propostas de governo apresentadas pelos candidatos, com os seus números e resultados, são as mais doces das mentiras. Eles sabem que estão mentindo e que o povo não está acreditando! Assim mesmo não estão nem aí. Sabem que quanto mais mentiras, mais números acrescentarão na pesquisa.

A mentirada é tanta na eleição presidencial que não sei qual dos candidatos é a favor da privatização do pré-sal, quem mais privatizou, quem é favorável às políticas sociais permanentes, quem tem compromissos com o meio ambiente e tem a educação como prioridade zero.

Sei quem é o mais competente, experiente, quem mentiu menos e prometeu o que é possível. Mas é pouco para uma decisão tão importante, onde se decide o futuro desta nação.

No momento em que, na última semana de campanha eleitoral, o assunto mais discutido pelos candidatos em programas de rádio, televisão e jornais é uma agressão sofrida por um candidato no Rio de Janeiro, sinceramente, não sei não.

Li “51” versões sobre a lamentável ocorrência policial. As interpretações navegam de uma inocente brincadeira com uma bolinha de papel na careca do candidato, passando por simulação, rolo de fita adesiva, ilusão ótica, laudo falso do perito mais famoso do Brasil, professor da Universidade de Campinas e, até, como disse o chefe: “Grosseira imitação do que aconteceu no Maracanã, tendo como ator o goleiro do Chile!”

Surgiram também sugestões para o caso, todas originais. Uma delas comentava a bobeira do pessoal do careca. “Na entrada da vítima na van que o conduziria para o Hospital Samaritano, por recomendação médica, a assessoria do candidato teria que dar-lhe uma bordoada na careca para jorrar sangue.”

A democracia é realmente a melhor forma de governo, para trazer felicidade a presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores.

E o povo? Que se dane o povo!


Gabriel Novis Neves (7.5+108)

22-10-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.