segunda-feira, 14 de setembro de 2015

País burocrático


“Quem não tem cão, caça com gato”, diz o adágio popular.
Assim estamos nesta terrinha das leis não respeitadas, aliadas à exigência de abundantes documentos para pequenas causas, como, por exemplo, registrar um pequeno imóvel.
São tantas as alterações que se faz na legislação para proteção de demandas administrativas, que o cidadão trabalhador e honesto necessita contratar banca especializada de excelentes advogados para entender a burocracia implantada neste corrupto país.
Para receber uma minúscula aposentadoria o trabalhador tem de se deslocar até a agência governamental munido de farta documentação para provar que ainda está entre os habitantes do planeta Terra.
Em compensação, assistimos pela televisão milhões de reais sendo entregues em espécie na residência dos representantes do povo no Congresso Federal - eleitos com o nosso voto para nos proteger dessas misérias.
Esses seres privilegiados, que constituem verdadeiras castas, não precisam apresentar documentos, enfrentar filas, assinar recibos, pois “ele” – o dinheiro - chega contadinho dentro de um envelope em sua residência por intermediário “competente” do sistema.
São tantas as injustiças que o poder vigente nos impõe, que a maioria da nossa população, descrente de tudo e de todos, deixa as coisas como estão para ver como é que ficam!
A capacidade de indignação da nossa gente está totalmente esgarçada diante das barbaridades do nosso dia a dia. Estamos enfraquecidos na nossa crença de um país mais justo e para todos, e só no aguardo de um milagre que possa nos salvar.
A miséria voltou a crescer e a pobreza atingiu grandes camadas da nossa população.
Os ricos não estão nas universidades, fábricas ou trabalho construtivos, mas sim, alojados nas asas dos poderes da República, produzindo dificuldades aos trabalhadores e se locupletando dos cofres públicos.
Esta é a nossa democracia morena, onde os pobres continuarão caçando com gatos.
Os cães se alojam em palácios.
Ah! Meu Brasil!

Gabriel Novis Neves
22-08-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.