quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Obediência corporal


Com a medicina aprendi que as ordens dadas pelo corpo não eram merecedoras de discussão.
Nossos perfeitos mecanismos internos, precisamente elaborados, nos avisam exatamente os momentos em que estamos desprezando os seus apelos.
Todas as doenças surgem bem antes que os sinais e os sintomas evidentes denunciem que funções importantes do organismo estão sendo desrespeitadas, quer por ignorância, quer por preconceitos arcaicos, que no final são a mesma coisa.
Os preceitos higiênicos mandam que o organismo funcione como um todo, sempre.
A nossa organização como sociedade vem distorcendo através dos tempos os nossos instintos animais, e os resultados disso têm sido bem prejudiciais à nossa saúde.
É uma sociedade que impulsionada, principalmente, pelas diversas religiões, demoniza a sexualidade e seus apelos, determina o celibato para alguns de seus representantes, incentiva a homofobia, enfim, apregoa promessas que não podem ser cumpridas pelas leis corporais que se transformam em doenças, ou na sua consequência mais comum, a loucura.
Difícil imaginar que nos dias atuais dezesseis milhões de meninas e mulheres, em alguns países do mundo, ainda sofram extirpação de órgãos sexuais (mais comumente clitóris) por simples convicções morais arcaicas.
Costumo avaliar alguém sempre pelos modismos que ele segue, ou melhor, pelos que ele não segue.
Macacoides que somos, acompanhamos sempre a carneirada em tudo que nos é imposto sem maiores questionamentos, daí a diferença entre as imposições sociais hipócritas que devem ser seguidas e as que não devem, por ameaçarem a nossa saúde física e mental.
A reflexão sobre a manutenção de uma boa higidez tem de ser uma tarefa diária, não com essa neura de corpos esculturais fabricados pelas propagandas das academias, mas somente, e, principalmente, por uma avaliação do nosso comportamento com relação a dogmas e mitos arraigados durante séculos e que tanto mal tem feito à humanidade.
Depois de muitos séculos de repressão surge um papa com espírito laico, e tem conseguido disseminar um pouco de luz nesse mundo até então mergulhado em trevas e entraves de todos os tipos.

Gabriel Novis Neves
24-08-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.