sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O CULPADO


Com essa mania de prender gente que faz o dinheiro andar, o juiz federal da Lava Jato só poderia mesmo provocar uma recessão!
Essa é a opinião da Presidente da República. Ela culpa as investigações da justiça do Paraná pelo desmoronamento do Produto Interno Bruto (PIB).
Declarou também que esse trabalho de verificar as contas da Petrobras diminuiu em, pelo menos, um ponto, o crescimento nacional.
O correto, na visão governamental, é que o Brasil errou redondamente ao desbaratar a quadrilha organizada que assaltava os cofres públicos.
Tudo estava funcionando muito bem há mais de dez anos, e o Brasil chegou a ser a sexta economia do mundo.
Passou a Inglaterra, perdeu o lugar e agora caminha, resolutivamente, para a oitava colocação, o que deve acontecer em breve, ao ser superada pela Índia.
A moralização da roubalheira vai estragar tudo, ainda mais com essa coisa de prender pessoas que fazem o dinheiro circular.
Taí a causa da recessão...
Parece que na visão oficial precisamos salvar o Brasil do Juiz Sérgio Moro.
Outro culpado pelo o que acontece com a nossa economia, segundo visões palacianas, provem da bolha americana de 2008.
Os brasileiros jamais entenderiam o que está acontecendo com seu PIB não fossem os oportunos esclarecimentos da Presidente.
Resta-nos esperar passar a crise de 2008 e torcer para que a Lava Jato pare com essa perseguição aos corruptos.
Na verdade, estamos colhendo o que plantamos nesses últimos vinte anos, quando aumentamos em demasia o tamanho do Estado e entramos no descontrole fiscal.
O mensalão, o petrolão e as pedaladas fiscais estão preocupando os economistas desde 1991, ano em que as despesas públicas passaram a crescer demais.
Estamos no buraco da recessão depois de construir alicerces sólidos nos anos noventa com a estabilização da moeda. Dez anos depois foi a época de capital para os emergentes.
Com a descoberta do segmento da Petrobras sabemos onde o nosso dinheiro estava sendo investido.
Uma das principais agências de risco acaba de colocar o Brasil em sinal de alerta quanto à capacidade de pagamento de dívidas. Por enquanto...
Está todo mundo de cabelo arrepiado, menos a turma do Planalto.

Enquanto isso, a mulher sapiens poderá continuar dobrando metas que não existem para recuperar a nossa economia.

Gabriel Novis Neves
03-08-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.