segunda-feira, 14 de setembro de 2015

COMO EXPLICAR A CORRUPÇÃO


Tenho lido as mais variadas teses sobre a origem da corrupção desenfreada que tomou conta do nosso país.
Uma das mais sensatas, mas não serve para justificar o erro, afirma que a origem da ladroagem está no tamanho do Estado.
Funcionários públicos de altos escalões, ali colocados pelos que mandam nesta nação, protegidos pelos seus superiores hierárquicos, associados a lobistas e políticos influentes de grandes partidos políticos, se encarregaram de montar o maior esquema de desvio de recursos públicos da nossa história.
As empresas estatais foram as escolhidas por atuarem em mercados, fecharem operações comerciais e financeiras, oferecendo amplas oportunidades de falcatruas com o nosso dinheiro.
Essas firmas que negociam com as estatais oferecem vultosas oportunidades de financiar campanhas políticas dos seus apaniguados e propiciam uma vida de nababo aos seus engenhosos operadores, que enriquecem sem o menor constrangimento recebendo salários de servidores públicos.
A justiça do Paraná, de forma didática, tem demonstrado toda a complexa indústria criada para surrupiar bilhões de reais do patrimônio público.
Triste é o silêncio dos bons diante de tamanho descalabro! Preferem o silêncio ao protesto, temendo represálias.
Precisamos de uma oposição com credibilidade para denunciar esses fatos que são do conhecimento de todos.
Prova maior é o índice de reprovação do governo atual com patamares jamais vistos neste país.
Parece até que existe um pacto nacional de morrermos todos abraçados na praia.
A população, pelas redes sociais, está mobilizada, necessitando apenas de um líder confiável para dar um basta nessa situação de impunidade e corrupção.
Não nascemos corruptos, e essa doença tem cura.
Depende apenas da vontade política de alguns de nossos representantes para oferecer a todas as crianças uma educação de qualidade.

Gabriel Novis Neves
29-08-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.