segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Histórias


O governo do Estado, no período de 1966-1971, acreditava que o desenvolvimento das nossas cidades se daria em direção a São Paulo, a capital do progresso.
Assim, seus grandes projetos eram alocados ao longo das rodovias, cujo destino era a cidade da garoa.
A construção das duas “Cidades Universitárias”, hoje sedes da nossa Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Cuiabá e Campo Grande, respectivamente, são provas desse momento histórico.
Ambas estão às margens das vias com destino a São Paulo.
Falando de Cuiabá, o antigo distrito do Coxipó da Ponte passou a ser um bairro charmoso da capital.
Inúmeros núcleos habitacionais, restaurantes, casas de diversão e comércios de grande importância econômica foram implantados na região revitalizada, assim como os primeiros condomínios.
A cidade crescia nessa direção, até que o governador José Fragelli resolveu apostar no equilíbrio da cidade e implantou, em “pleno mato”, a sede do governo do Estado.
Projeto audacioso para a época, hoje totalmente consolidado com bairros periféricos, cuja população só perde para Cuiabá e Várzea Grande.
Refiro-me ao CPA, verdadeira cidade dentro da capital.
No início da transferência do emblemático Palácio Alencastro, que representava o poder, para uma área pioneira, a digestão não foi fácil.
Passados quarenta anos da histórica decisão ninguém mais discute o acerto da opção.
Por ocasião da última Copa dos 7X1, quando fomos uma das subsedes, perdemos a oportunidade de ocupar um grande vazio na nossa região metropolitana.
Se a nova Arena tivesse sido construída em área ainda virgem de grandes equipamentos sociais, como hotéis, restaurantes, shoppings e bairros novos, equilibraria o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade.
O passado não se discute, mas as prioridades estão em contínua mutação.
Isso é o que nos ensina a história.

Gabriel Novis Neves
25-09-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.