segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

De repente


O tempo passou. A vida encurtou. Dezembro chegou nauseabundo, inquieto, com certa dose de melancolia para o balancete vivencial de final do ano.
No crepúsculo do dia, no clímax desse estado desagradável, recebo pelo telefone um choque de alegria.
O pai da minha neta caçula, muito emocionado, me comunica a vitória da danadinha. Conseguiu, aos dezoito anos, se classificar para cursar Medicina em uma universidade privada de Cuiabá.
A notícia propiciou a mim, velho pedreiro de obras educacionais um efeito de pitada de realização na sua já longa caminhada.
Como por encanto desapareceu o desânimo que inundava a minha alma e vi que a realidade me era, até certo ponto, muito favorável.
A contribuição a uma empresa privada para participar como diretor da implantação de uma escola médica após os sessenta anos de idade, vejo hoje que não foi um acidente na minha carreira de médico e educador.
Tonificado e emocionado, assisti a um lindo filme imaginário.  Fiz um longo passeio pelo passado.  Relembrei a história dessa menina guerreira, desde o seu nascimento até a sua atual vitória.
Percebi, espantado, como o tempo corre vertiginosamente. Hoje, aquela menininha que aparei nos braços, será minha futura colega!
Esforçada e obstinada, sempre acreditou no mérito do trabalho intelectual para conseguir o objetivo perseguido.
Sua escolha profissional não sofreu interferência familiar.  Foi escolha pessoal, exclusivamente da sua responsabilidade.
Dedicação foi a ferramenta que nunca lhe faltou para alcançar essa vitória em um vestibular nacional altamente competitivo.
Nunca indaguei dos motivos que a levaram a escolher uma profissão tão bela e incompreendida.
Acho que foi o desejo de participar das mudanças sociais tão necessárias neste país e que venham a favorecer, especialmente, aos mais necessitados.
Todo trabalho é digno quando exercido com despojamento pessoal, solidariedade e compreensão humana.
Espero que a minha mais nova futura colega, após longa e permanente caminhada em busca dos saberes, se qualifique para exercer a mais social das profissões.
Sinto-me recompensado e repaginado, mudando para melhor a minha leitura sobre o meu passado.
Felicidade e sucesso são tudo que desejo a você minha neta!
Fiquei sensibilizado com a sua conquista - que me fez entender que tudo aconteceu tão de repente...

Gabriel Novis Neves
06-12-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.