segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maquiavel

Em 1513, Maquiavel escreveu o manual da política "O Príncipe". Foi atribuída a ele uma frase até hoje muito empregada: “Os fins justificam os meios!”

Não concordo, mas é a lei pétrea da política.

Quem não estiver de acordo com esse mandamento, é melhor manter distância do poder.

A gente trabalha, cuida da família, mas tem que ficar de olho nos políticos - nos lembra o empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Do contrário, tudo que fizemos, eles estragam numa penada.

Continua Gerdau, “nos países mundialmente reconhecidos pela excelência da sua gestão pública, é prática nomear empresários para atuação técnica em órgãos vitais ao seu desenvolvimento.”

Esclareço que os empresários convocados nesses países são apenas empresários e não dublês de políticos com sobrenome de empresários.

Por aqui, estamos cheios de empresários sem empresas, lojistas sem lojas, médicos sem clientes, e por aí vai, nesse mundo maravilhoso das fantasias.

Os empresários de marca, e não os genéricos ou similares, conseguem, quando convocados pelo governo, dar transparência aos investimentos em infra-estrutura e, assim, ajudam a atrair estrangeiros com dinheiro, que fogem de países corroídos pela corrupção.

“A gestão pública tem que ser uma extensão daquilo que fazemos em casa”, frase de autor desconhecido que aprendi com os meus pais, e muita gente não da minha geração a utiliza como sendo de algum filósofo moderno.

É comum no nosso país os políticos e agregados mentirem aos jornalistas, dizendo que representam a opinião pública.

É um desgaste desnecessário, inoportuno, pois o jornalista descobre a verdade, e a crise, na opinião pública e poder, está formada.

Nos últimos anos tivemos muitos casos de mentiras, que apuradas terminaram com a demissão do mentiroso, para salvar a honra do dono da bola do jogo.

A população brasileira está tão descrente dos nossos administradores públicos, que não mais acredita nos caríssimos Informes Publicitários do governo.

Agora, com Mato Grosso na pauta diária do Jornal Nacional e do Fantástico, não adianta mentir.

Poucos homens públicos se comportam no poder como gestores domésticos.

Maquiavel deu a receita - os fins justificam os meios, mas exageramos na dose.


Gabriel Novis Neves

13-06-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.