quinta-feira, 10 de outubro de 2024

VENTANIA COM CHUVA


Enquanto o ‘furacão Milton’ assola os Estados Unidos da América do Norte e causa destruição e morte por onde passa, a ventania de hoje impediu a minha sesta.


Sabia, por experiência passada, que após um longo tempo de estiagem, as primeiras chuvas vinham antecipadas por fortes ventanias.


Meu dormitório fica embaixo do jardim da minha cobertura.


Além do barulho na janela, vasos de plantas rolavam e eram derrubados pela força da natureza.


Ouvi em silêncio a água da chuva batendo na minha janela.


O ‘pampeiro’ tão esperado de ventania e chuva logo desapareceu.


Abri a janela e o asfalto estava úmido, sem ventania.


Liguei a televisão temendo danos na antena externa, que me impossibilitaria de assistir ao futebol.


O calorão continua a nos castigar com 38º em casa, o sol escondido entre nuvens claras e carregadas, anunciando novas pancadas de chuvas.


A tarde acabando e nós ficamos rezando para que caia mais água, pelo menos para apagar os incêndios.


Cuiabá sofre com as elevadas temperaturas e o calor das queimadas que incendeiam nossa periferia.


A ‘glamurosa’ Chapada dos Guimarães está com o fogo invadindo seus condomínios.


O tráfego de veículos foi quase interrompido, especialmente no Portão do Inferno, com obras para não ruir.


Cuiabá era uma cidade que chovia tanto, que todas as crianças da minha geração sabiam das mandingas para parar de chover.


Também nos orientávamos pelas chuvas: tinha a chuva da manga, do caju, dos ipês.


Teremos o ‘verde novo que irá alegrar nossos olhos’.


Fico pensando por que a natureza é tão desigual!


Enchentes, raios, geadas, queimadas, furacões, tremores de terra.


No início tudo era previsível, distribuído nas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.


No mundo globalizado, qualquer ‘má criação’ feita à natureza em algum ponto do universo, sentimos a sua resposta.


As geleiras da Antártida estão descongelando, o que não é bom para nós.


A ganância dos homens e países por bens materiais alterou o nosso clima.


O meu jardim agradece esse ‘chuvisco’ de hoje após o almoço.


Gabriel Novis Neves

09-10-2024





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.