quinta-feira, 4 de abril de 2024

PROBLEMA TÉCNICO


É raro o mês que não tenho um problema técnico com o meu computador.


Hoje acordei com um, mas para minha sorte o fisioterapeuta virá me atender na parte da manhã.


Ele é um craque em computação e celular, sempre me ajudando.


Brinco dizendo que não o ‘dispenso’, pelas suas habilidades tecnológicas.


A geração dos meus bisnetos não terá as dificuldades que encontro no manuseio das máquinas modernas, o que muito me prejudica por culpa exclusivamente minha.


É bom lembrar que quando reitor, trouxe como doação da PUC do Rio de Janeiro um computador IBM 11:30.


Era uma máquina enorme, que obrigou a universidade construir um laboratório com pé direito alto e refrigeração especial.


Quando em funcionamento, alguns professores tinham chegado de cursos de computação e ensinavam aos alunos das áreas da física e tecnologia.


Com o ‘andar da carruagem’ o ensino foi aberto a população, num programa de extensão universitária.


Minha mulher foi uma das primeiras alunas do curso.


A refrigeração do laboratório de computação era tão intensa que todos trabalhavam com agasalhos.


Quando eu visitava o local, saia com dor de garganta.


Nunca me interessei estudar computação.


Sou primário nessa arte e vivo pedindo ajuda a todos que me rodeiam.


Em meio século o monstro de aparelho da UFMT foi transformado em um aparelho do tamanho de uma caixa de fósforo, que é o celular, ao alcance de todos.


Minhas bisnetas de sete e cinco anos possuem celulares e os manuseiam muito bem.


Conversam comigo por ‘vídeo chamada’ e com todos da família.


O ‘inventor’ dessa geringonça tecnológica, acredito que jamais imaginou que em tão pouco tempo, dominaria o ‘mundo das comunicações’.


Quem não sabe o mínimo de computação é considerado um ‘analfabeto funcional’ e enfrentará problemas sérios como um emprego.


O fisioterapeuta em dez minutos ‘fuçando’ meu notebook, deixou-o funcionando normalmente.


‘Quem sabe, sabe’ — alerta minha funcionária!


Gabriel Novis Neves

01-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.