sexta-feira, 19 de abril de 2024

A CONTAGEM PARA O ALMOÇO FAMILIAR


Uma presença garantida nesses almoços de sábado em meu apartamento, é a minha.


Difícil conseguir reunir filhos, netos, bisnetos, noras e genros.


Minha neta médica tem plantão na maternidade.


A que trabalha com gastronomia fica na empresa, e sempre alguém tem parentes para homenagear.


Não posso esquecer da minha avó Eugênia. Ela foi mãe de dez homens e cinco mulheres.


Seu casarão assobradado foi demolido em 1968, para dar lugar ao início da avenida Presidente Vargas, bem em frente à Praça da República.


Eu me lembro com saudade desse casarão próximo à casa onde nasci.


Diziam os mais antigos que na hora de fechar a casa para dormir, a minha avó contava as crianças que dormiam pelo chão.


Não raro dava por falta de alguém, que a obrigava a percorrer as redondezas, recolhendo quem faltava.


É importante lembrar que naquela época era frequente crianças dormirem na casa dos vizinhos.


Era uma festa para as crianças e até hoje existe esse hábito em menor intensidade.


Como eu gostava de dormir na casa dos vizinhos! Porém, com a permissão da minha mãe.


Era bom ser criança antigamente.


Nos almoços de sábado, chamados da família, estou sempre a contar o número de presentes para distribuir os pratos na mesa.


É quando a algazarra se faz presente com todos falando alto ao mesmo tempo.


A cozinha é reforçada com a presença assídua da cozinheira da minha neta.


Ela recebe encomenda de pratos especiais e sobremesa.


A minha cozinheira ajuda em tudo, não podendo faltar salada verde com castanha do Pará e ovos de codorna, arroz, feijão, picanha, massas, farofas, batata palito, pastel de carne e queijo, coscorão.


A avó do marido de uma neta envia ‘doação’ de comida.


Esfirra, quibe cru, pão sírio, charuto, arroz árabe, salada árabe, macarrão árabe.


De sobremesa salada de frutas, com cereja e açúcar.


Este é o básico com variações no tipo de carnes, indo do filé mignon, carne de porco, carneiro.


Carne branca de peixe, frango assado recheado de farofa.


Mais ou menos é assim que funciona ultimamente o almoço da família.


Gabriel Novis Neves

13-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.