quarta-feira, 3 de abril de 2024

PRIMEIRO DE ABRIL


Não tenho como deixar de lembrar do meu pai nesta data de brincadeiras, chamado de ‘Dia da Peta’.


Era bem criança, morava na rua de Baixo e frequentava a Escola Modelo Barão de Melgaço, na Praça Ipiranga.


Ao acordar, meu pai já tinha tomado o cafezinho e lia o jornal do dia anterior, do Rio de Janeiro.


Percebendo a minha presença, parava a leitura e com seriedade dizia: fiquei sabendo pelo entregador de leite de uma chácara do Porto, que a recém-inaugurada Ponte Júlio Muller desabou.


Várzea-Grande ficou isolada de Cuiabá e sua ligação era só de canoa.


Perplexo com a notícia, fazia uma série de perguntas a ele.


Quando a conversa estava animada ele dizia: é Peta!


Hoje é o Dia da Mentira! 1º de abril!


No próximo ano ele repetia as brincadeiras e eu caia na armadilha.


Essa tradição centenária, com histórias mirabolantes parece não ser mais comemorada.


A mentira mudou de nome para fakenews.


As gargalhadas que ecoavam pelos corredores das salas de aulas, foram substituídas pelo Tik Toc.


Não tenho certeza se o meu pai devoto do Dia da Peta, fez essa pegadinha com os seus netos.


Eu nunca brinquei com os meus filhos, netos e bisnetos, no Dia da Mentira.


O maior 1º de abril aconteceu há sessenta anos, quando a ‘Revolução de 31 de março’, passou a ser chamada de ‘quartelada de 1º de abril’.


A tradição do ‘Dia da Mentira’, ainda se mantém viva nas nossas escolas.


Telefonei para a minha neta mais velha sobre este assunto. Ela tem uma filha de sete anos, cursando o segundo ano do ensino fundamental.


Ela me disse que a sua filha voltou da escola dizendo que no dia seguinte não haveria aula.


Diante a preocupação da minha neta, minha bisneta com ares de vencedora gritou: é 1º de abril, mãe!


Estou com a idade tão avançada que ninguém brinca mais comigo.


Eu estou sempre a lembrar desse dia, desencadeando uma cachoeira de belas recordações.


Gabriel Novis Neves

01-04-2024






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.