domingo, 7 de abril de 2024

DATAS FESTIVAS


No mês de abril comemoramos duas datas importantes: uma municipal e outra nacional.


Dia 8 é o aniversário de Cuiabá.


21 de abril a morte de Tiradentes — o grande herói da Inconfidência Mineira.


Tenho uma data importante para mim: dia 7 de abril, aniversário da morte da Regina.


Os anos passaram tão rápidos!


Se ela estivesse viva estaria prestes a completar 80 anos.


Foi uma pena ela ser chamada pelo Deus todo poderoso tão precocemente, mas ELE sabe o que faz.


Não curtiu como desejava os seis netos, a quem muito amava.


Imagino como estaria com os bisnetos!


Ela foi aquela mãezona que fez tudo para preservar a harmonia da família, instituição que sempre agregou.


Ela nos deixou espiritualmente há dezoito anos, às vésperas do aniversário de Cuiabá.


Em abril temos o aniversário de Dom Aquino Correa, o ‘Príncipe dos Poetas’.


Já o 8 de abril lembra minha origem.


Por parte do pai, meu biso era gaúcho de Santa Maria e bisa argentina.


Avó carioca e vô cuiabano.


Pela parte materna: biso baiano de Salvador, vó cuiabana.


Vô e vó cuiabanos.


Eu fui casado com uma argentina, com filhos cuiabanos, todos casados com paulistas.


Quando me lembro que a ‘mãe do Bugre do bar’ era carioca da gema é de estarrecer.


Todos associam o Bugre às origens da fundação da cidade.


Abril de recordações nem sempre agradáveis.


É o mês da Peta e suas brincadeiras desconcertantes, cultuadas até hoje.


Quando eu criança, 22 de abril era feriado: data do descobrimento do Brasil, por Pedro Álvares Cabral, não mais comemorado.


Assim é o mês do início do outono, quando as folhas caem das árvores, os pássaros começam a cantar mais alto, e as temperaturas costumam ser mais amenas.


Cuiabano de ‘tchapa e cruz’ não existe em minha família.


Novis Neves é uma ‘mistura’ de baiano, gaúcho, argentino, carioca e cuiabano.


Gabriel Novis Neves

02-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.