terça-feira, 9 de abril de 2024

CONSELHO DE LEITORA


Recebi de uma assídua leitora das minhas crônicas um conselho me alertando: ‘você não deve colocar na Lista de transmissão para seus amigos, após a postagem dos textos, um número musical’.


Isso poderá distrair o leitor para a leitura, objetivo maior.


Que eu enviasse a crônica apenas com a flor do meu jardim, pela manhã.


À noitinha então, a música.


Oportuna observação. Acho melhor enviar apenas a crônica sem a flor, que deixarei para a noite com a música.


Noto que grande parte dos leitores tecem comentários à beleza da flor e agradecem quando recebida.


‘Esquecem’ de comentar sobre o assunto das crônicas.


Realmente, as flores são lindas e o jardim muito bem tratado.


Não conheço ninguém que fique imune ante à beleza das flores.


No meu apartamento tenho flores por todos os cantos, inclusive na base de sustentação da tela do meu computador.


Gosto de plantas e flores, e herdei essa paixão do meu bisavô paterno que, em fins do século 19, construiu o primeiro jardim público de Cuiabá.


Semeei jardins pelos lugares por onde passei, sendo o maior deles na cidade universitária, quando o cerrado foi transformado em um lugar de árvores de médio e grande porte.


Verdadeira floresta substituindo a vegetação desértica.


Já escrevi muito sobre o jardim da cobertura do meu apartamento, sempre renovado e lindo.


Com os meus leitores acontece o mesmo, sempre atraídos pela beleza das suas flores.


Vou enviar minhas crônicas desacompanhadas e esperar o resultado.


Se ninguém se manifestar, é que a qualidade das mesmas está deixando a desejar, não provocando a sua leitura.


Recomendarei os versos do Mário Quintana ou do mato-grossense Manoel de Barros, reflexões de Clarice Lispector.


Quintana, gaúcho, nos ensina como ‘ter paz e sossego, viver sem medo, e só fazer o que alegra o coração naquele momento. E só’.


Manoel de Barros: ‘quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas — é de poesia que estão falando...


‘As pessoas perguntam se já formou, se já casou, se já tem filhos... como se a vida fosse uma lista de compras.


Ninguém pergunta se você é feliz. ’ (Trecho de texto da Clarice Lispector).


Esse é o nível de leitura dos meus leitores.


Gabriel Novis Neves

05-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.