sábado, 13 de abril de 2024

UMA HISTÓRIA DE CUIABÁ


No dia 8 de abril de 1969, o prefeito de Cuiabá escolhido pelo governador eleito, era o engenheiro agrônomo cuiabano de ‘thapa e cruz’, Bento Machado Lobo.


Substituiu o Dr. Frederico Campos, às vésperas das festas dos 250 anos de Cuiabá.


A miss Cuiabá escolhida foi uma linda cacerense.


O governador resolveu demitir o prefeito de Cuiabá.


Na época eu era Secretário de Educação do Estado.


Sem me consultar, o governador Pedrossian resolveu me nomear prefeito.


O ato estava em mãos do senhor João Arinos, homem da sua extrema confiança e chefe da Casa Civil, para publicação no Diário Oficial do Estado.


Coube a ele a missão de ‘agradecer’ ao Dr. Frederico Campos pelos serviços prestados.


A ‘briga’ entre o prefeito e governador, dois engenheiros, foi com relação ao calçamento de Cuiabá.


Um era o favor do asfalto e outro dos bloquetes.


Como a sede da Secretaria de Educação ficava no Coxipó, futuras instalações do 9º BEC, eu não participava dos bastidores do Palácio Alencastro.


Fui chamado para uma audiência urgente com o governador Pedro Pedrossian ao meio-dia.


Ao chegar à Casa Civil, caminho obrigatório ao Gabinete do Governador, fui alertado pelo ‘seo’ João Arinos sobre a audiência.


Ele não via com bons olhos essa mudança naquela hora. Trocamos ideias e fui preparado, inclusive com soluções.


O Governador esticou o braço, me deu um forte aperto de mão e meu chamou de prefeito dos 250 anos.


Ouvi em silêncio suas ponderações sem interrompê-lo.


Iniciei dizendo não saber fazer discursos de improvisos.


As festas seriam intensas e eu tinha três crianças de 5, 4 e 3 anos, que precisavam muito do meu apoio noturno.


Tinha que percorrer os clubes da cidade com a rainha e dançar, além do discurso sobre a data festiva.


Disse ao governador que ele teria uma solução caseira, técnica, não turbulenta, para a emergência.


Nomearia o cuiabaníssimo secretário de agricultura, Bento Machado Lobo para prefeito de Cuiabá nos seus 250 anos.


Ele era sobrinho de Dona Maria Dimpina, professora laureada de Cuiabá e primo do Padre Firmo, da paróquia da Catedral Metropolitana.


Assumiria a Secretaria de Agricultura o seu vice e cria, Maçao Tadano.


Não precisaria alterar o quadro de secretários.


À tarde o novo prefeito estava empossado, e à noite discursando e dançando nos clubes de Cuiabá.


Bento e Maçao, seguiram carreira política sendo eleitos deputados.


Eu fiz carreira acadêmica tendo implantado a UFMT.


João Arinos aposentou-se como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.


Com a divisão do Estado em 1979, Pedrossian fixou residência em Campo Grande. Foi eleito senador e governador, de Mato Grosso do Sul.


E o engenheiro Frederico Campos, foi escolhido o último governador biônico de Mato Grosso dividido.


Pedacinho da história pouco lembrada da Cuiabá 305 anos!


Gabriel Novis Neves

08-04-2024


Fotografias publicadas por FRANCISCO DAS CHAGAS ROCKA e outros colaboradores membros do grupo social CUIABÁ-MT DE ANTIGAMENTE, no Facebook:



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.