domingo, 7 de abril de 2024

CRIANÇAS DE HOJE


Recebi um chamado telefônico da minha bisneta de sete anos, atualmente cursando o segundo ano do ensino fundamental, em escola particular.


Sua professora passou de tarefa para casa uma redação sobre Cuiabá e recomendou que procurasse uma pessoa bem idosa, para responder o questionário que ela elaborou.


Não teve dúvida em me telefonar e pedir que respondesse as questões, todas relacionadas ao aniversário de Cuiabá.


No final do questionário, ela me agradeceu e disse que ‘eu sabia tudo’.


Com certeza a sua nota será 10 na tarefa de casa, sobre os 305 anos de Cuiabá.


Como diz em seus versos o poeta, toda cidade tem seus tipos e para essa geração nova, eu sou um desses tipos.


Quando criança minha mãe me mandava ir à casa do Rubens de Mendonça, na rua do Campo, para me ajudar a responder as perguntas escolares.


Rubens era historiador e sabia tudo sobre a história de Cuiabá.


Ele escreveu e imprimiu vários livros sobre a nossa gente e história.


Como não possuía o curso superior, foi contratado como ‘colaborador de ensino’ pela UFMT.


As crianças de hoje, são mais ‘espertas’ que as de antigamente e têm autonomia com o uso de modernas tecnologias (celular), para executar as suas tarefas.


Minha bisneta de 7 anos tem uma experiência de vida extraordinária.


Por diversas vezes viajou pelos Estados Unidos da América do Norte, Europa e estados brasileiros.


A educação informal como as viagens, aguçam a formação educacional das crianças, tornando-as diferenciadas nos estudos.


O cuiabano usa muito o termo: ‘bobó cheira-cheira’ para rotular os ignorantes!


As crianças de agora, sendo ricas ou não, têm acesso aos cursos superiores da cidade trezentão.


E a minha bisneta, com certeza irá cursar com brilhantismo, os três níveis de ensino.


Gabriel Novis Neves

05-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.