quinta-feira, 6 de novembro de 2014

VIVER A VIDA


Queixam-se as autoridades governamentais que os brasileiros gastam somas vultosas em suas viagens para o exterior.
Eles se esquecem de que, além dos preços exorbitantes cobrados pelo turismo interno, as pessoas viajam, principalmente, em busca de segurança e paz, sempre maiores nos países desenvolvidos.
Embora o mundo não esteja muito tranquilo, por aqui é pior, pois todos os nossos níveis de violência vêm crescendo de uma maneira alarmante.
Somos condenados em nosso próprio país a levar uma vida de receios e medos constantes, o que nos impede até mesmo de exercer o “ir e vir” - direito de todo cidadão de bem.
Estamos engaiolados em nossos próprios territórios. Inúmeras pessoas, principalmente as mais frágeis e idosas, estão desenvolvendo verdadeiras fobias ante a este fato tão concreto que é a violência. Não querem sair de seus casulos.
Tudo muito triste e muito deprimente! No entanto, esta situação nunca foi vivenciada pelos que, através de seus cargos, se locupletam com as mordomias de seus helicópteros e seus jatinhos empresariais.
Claro, pessoas  com melhor nível financeiro, partem sempre que podem paras viagens em busca dessa paz perdida.
Leio com pesar que em cidades como o Rio de Janeiro, pérola em belezas naturais, o número de assaltos de rua aumentou em cento e trinta por cento,  somente neste ano.
Aqui em nossa cidade imagino que essa violência seja ainda maior.
Os bolsões de pobreza só fazem crescer a cada ano, e consequentemente, a violência e a miséria.
Senhores governantes, busquem a razão dessa evasão de divisa, não na beleza dos outros países, porque isso por aqui tem de sobra, e sim, nas políticas internas de turismo equivocadas e, principalmente, no cuidado com a segurança, prioridade nos países de primeiro mundo!
É certo que todos nós  gostaríamos  de descansar nas redes do Nordeste, embalados pelo vento suave e pela beleza estonteante de suas praias.
No entanto, sem paz, não há possibilidade de lazer.
Por isso, saímos tanto para curtir outros paraísos livres da violência do dia a dia.
O estiramento do nosso sistema nervoso está chegando a níveis insuportáveis e a reação natural é a fuga, ainda que temporária.

Gabriel Novis Neves
30-10-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.