domingo, 27 de dezembro de 2009

Prisão de ventre

Quem trabalha com a internet tem que tomar certos cuidados. As coisas acontecem com tamanha velocidade, que, às vezes, estou em vias de encaminhar um texto - que não sofreu uma maturação suficiente e leitura mais atenta - e um botãozinho distraidamente é acionado e lá vai o material - aí dá merda! Estou em um estágio em que esses artigos não podem imitar uma diarréia.

Mandei digitar um enorme texto escrito por ocasião do centenário de nascimento de Olyntho Neves – o Bugre do Bar - publicado no “Estado de Mato Grosso ”em 1994. Recomendei à digitadora que não se esquecesse de citar o nome do jornal e do autor do artigo. Recebi por email o texto já digitalizado; li e reli. Já estava pronto para encaminhar o artigo para o meu blog, (
www.bar-do-bugre.blogspot.com) - nome em homenagem ao meu pai - quando notei, numa última leitura, um grave equívoco. O autor do texto é o meu irmão Pedro Novis Neves, e, por um lapso da digitadora, o crédito foi dado a mim.

Se tivesse encaminhado o documento tal como estava, a confusão estaria formada. Seria, com toda certeza, inocentemente crucificado - fora a falação da numerosa família. A emoção que me envolveu, pela beleza e ternura do texto, quase me arrastou a este que seria um equívoco inexplicável. Mas, fiz a correção a tempo.

Neste pequeno período de experiência como “jornalista” eu já encaminhei, distraidamente, rascunhos que foram publicados, e algumas matérias que escrevo para o futuro. Na época dos revisores de textos, obrigatório em todos os jornais, esses profissionais eram expoentes da nossa literatura e anjos da guarda de quem escrevia.

Com a internet o artigo vai direto para a rotativa do jornal ou absorvidos pelos sites. Peço sempre aos amigos que publicam os meus artigos, dar uma “olhadinha” nos textos, para evitar que um pequeno lapso vire merda de difícil explicação.

Prefiro sofrer de prisão de ventre intelectual, a enfrentar uma desidratação por ansiedade.

Gabriel Novis Neves
25 /12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.