segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

APAGÃO

Voltamos aos saudosos tempos dos apagões. Basta ventar, ou cair algumas gotas de água do céu, para Cuiabá ficar às escuras. No meu tempo de criança a culpa era do gerador que ficava no Morro da Prainha, apelidado de Morro da Luz, pois era dalí que saía a luz para abastecer a pequena cidadezinha. Quando a energia demorava mais tempo para voltar, a culpa estava na usina do Rio da Casca. Quantas novenas a minha mãe realizou para que não houvesse corte de energia elétrica, no Natal, Ano Novo, aniversários e outras datas comemorativas - naquela época todas muito importantes!

Chegou o “progresso” para o nosso Estado. Os novos “bandeirantes” seguiram exatamente as lições do Anhanguera. Apoderaram-se de tudo de bom que possuíamos e levaram para longe. Só não conseguiram levar o nosso pacu. A desculpa dos chegantes é sempre a mesma: cuiabano é preguiçoso, não gosta de trabalhar, mas tudo que existe aqui foi trabalho nosso. Estão atualmente descobrindo o descoberto. Existe até a pretensão desse pessoal de criar em Cuiabá a Universidade Federal de Mato Grosso!

Mas o apagão voltou! As desculpas vêm agora de muito longe! Ora foi um poste de alta tensão que caiu em Goiás, ora foi um problema técnico em Itaipu. Nós continuamos à mercê do tempo e das justificativas esfarrapadas e safadas dos poderosos de plantão.

Estou escrevendo este artigo em pleno apagão vespertino, cuja duração já ultrapassa meia hora. Quantas crianças, neste período, correram risco de morte com a parada dos aparelhos que as mantém vivas, por ficaram sem energia elétrica? E ninguém é punido ou responsabilizado por esta situação. O povo sabe que o apagão é filho da falta de investimento público nesse setor.

Ah! Tudo, porém, será resolvido com a vinda da Copa do Mundo! Aqueles que acreditam nessa história esquecem-se de que os atuais poderosos estarão longe do poder nessa época. E ainda querem nos empurrar goela à baixo, a mãe do apagão. Só se for para apagar o Brasil!

Papai Noel, venha com trenó e tudo para governar o país da fantasia e do apagão!

Gabriel Novis Neves
26 / 12 /2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.