sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

FIASCO

A palavra mais usada hoje em dia no mundo globalizado é: fiasco. A imprensa internacional dedica páginas e páginas ao fiasco de Copenhague. Apesar de o importante evento ter sido programado com antecedência, a sua realização, de tão rudimentar, ficou conhecida como o fiasco da Dinamarca!

A logística foi de causar inveja aos países menos desenvolvidos . A entrada para o pavilhão de eventos era uma só - e muitos poderosos do planeta ficaram horas na fila. O povão das ONGs então, nem se fala! O fiasco só não foi total na terra do gelo por causa das fotografias que alguns participantes do terceiro mundo conseguiram tirar com políticos e artistas famosos. O objetivo principal da reunião era a criação de um Fundo de Proteção à Natureza. A sacola do dinheiro ficou vazia, e tudo vai continuar como dantes.

No Brasil os fiascos são diários. O último foi o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As grandes Universidades caíram fora do teste, e tudo foi realizado às pressas visando dividendos políticos para a campanha de 2010. O Ministro da Educação não aceitou tal fiasco e disse que no próximo ano será melhor.

Mato Grosso, não ficou, e nem poderia ficar ausente, desta corrente de fiascos. Para citar o maior de todos, vale a pena lembrar a história do maior concurso público do mundo. Deu zebra! Foi diagnosticado pelo Governo como um pequeno problema de logística em alguns locais do concurso. Com o escândalo, criou-se uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito. Agora o diagnóstico do fiasco foi mudado para quebra de sigilo das provas.

O ano que está terminando foi carimbado pelo povo como o ano do fiasco.

Gabriel Novis Neves
17 de Dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.