quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O velho DC3

O Bar do Bugre tinha como vizinhos o Bar Pinheiro e a Livraria e Papelaria Santa Terezinha. João Pinheiro era proprietário do bar e Rubens de Carvalho da livraria e papelaria. Naquele espaço em que fui criado só havia duas opções: tomar cerveja ou ler.

A livraria recebia, quando o velho DC3 conseguia pousar no “aeroporto” da Av. Miguel Sutil - onde hoje existem as casas dos oficiais - os jornais de São Paulo e Rio de Janeiro. Do Rio de Janeiro os preferidos eram: O Jornal, Correio da Manhã, Diário de Noticias, Jornal do Brasil, Jornal do Commércio, O Globo, e de São Paulo eram O Estadão e a Folha. A revista era O Cruzeiro do Rio.

Alguns leitores, como o meu avô, eram assinantes de jornais. Como os jornais sempre chegavam com atraso, papai me colocava de plantão na porta da livraria, a partir das cinco horas da tarde. Lá, enquanto esperava, conheci pessoas famosas. Um oficial médico da polícia militar todos os dias comprava dois jornais: um para ele e o outro deixava na residência dos Governadores na Rua do Campo. Meu pai começou lendo O Jornal, depois mudou para o Jornal do Brasil. Eu pegava as sobras, e lia até anúncio!

Quando fui estudar no Rio os meus deslocamentos eram de grandes distâncias. Utilizei, nesses doze anos em que lá permaneci, bondes, ônibus, lotações e trens. Aí passei a ler mais: dois jornais para ir trabalhar e dois para voltar para casa. Antes de dormir lia A Noite.

Todo este retrospecto foi apenas para demonstrar uma das minhas antigas paixões - e que continua até hoje: ler jornais. Sinto imenso prazer praticando este hábito aqui em Cuiabá! Hoje o meu jornal predileto é o INFORMATIVO. Ele é distribuído “gratuitamente” – como encarte - em apenas um jornal da cidade.

Esta semana está imperdível o INFORMATIVO. Recomendo a leitura deste jornal a todos que fizeram gastroplastia radical (retirada de grande quantidade do estômago).

Saudades do tempo do DC3!

Gabriel Novis Neves
Cuiabá, 23/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.