segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Turco falou com o Papai Noel

No ano passado escrevi um artigo em que fazia um balancete dos cartões, e-mails e telefonemas que recebi por ocasião do Natal e Ano Novo. Foi tão medíocre o meu desempenho que este ano, por pudor, não irei divulgá-los. Porém, algumas surpresas estão substituindo as tradicionais mensagens. Recebi um longo telefonema do Turco do Sul. Aquele que, eleito com 37 anos, governou Mato-Grosso não dividido e deixou como legado principal duas Universidades Federais: a de Cuiabá (UFMT) e a de Campo Grande (UFMS).

São sempre interessantes esses telefonemas! Já ficamos anos sem nos comunicar, e quando nos encontramos, é como se ainda ontem tivéssemos jantado juntos. O velho turco, que é armênio, disse-me que ligou para o Papai Noel aqui de Cuiabá. Fez um apelo ao simpático velhinho! Queria ver cumprido o que é previsto na Constituição, com relação aos salários dos ex-governadores. O bondoso velhinho, simpaticamente, ficou de resolver este problema, que irá beneficiar poucos ex-governadores. Na conversa animada Papai Noel disse ao Turco que até hoje a população de Mato-Grosso diz que o Estado só teve dois Governadores: Ele e o Turco-Armênio.

A história do criador de Universidades, agora aos oitenta anos, é uma lição aos jovens. Seu único patrimônio era uma pequena fazenda em Miranda, propriedade da sua família há mais de um século. Foi doada agora pela FUNAI aos índios da região. Outros bens materiais desapareceram nas campanhas políticas. Mora em Campo Grande, na casa da sua filha, e se não é a aposentadoria de Governador daqui e do Sul, estaria em dificuldades. Não vou comentar, por motivos éticos, como esse dinheiro lhe faz falta!

Vou pedir ao Papai Noel, através das minhas orações, que atenda esses velhinhos que muito fizeram pelo desenvolvimento do nosso “Matogrossão”!

Gabriel Novis Neves
21 de Dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.