terça-feira, 22 de dezembro de 2009

EQUÍVOCOS

Tenho conversado muito sobre os equívocos históricos cometidos em nosso planeta. São tantos! Torna-se impossível citá-los!

No Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, os equívocos históricos só perdem, por enquanto, para o “mosquitinho” da dengue. Estou tão acostumado a conviver com eles, que aquele ditado que aprendi na infância – “cuidado com o andor que o santo é de barro” – nem uso mais!

O equivocado sabe que o equívoco existe, mas sente-se bem nessa roupagem. É por essas e outras que, preventivamente, fiz exame de sangue para pesquisar no meu DNA, se possuo o alelo 33, que indica Doença de Alzheimer. Estou livre desse mal, pelo menos enquanto estiver por aqui.

Fiz uma pesquisa sobre os nomes de alguns logradouros públicos aqui de Cuiabá. Quanta barbaridade histórica! Quantos ilustres desconhecidos, ou nem tanto assim, têm seus nomes em placas de bronze! Estes equívocos cometidos, por desinformação, ou má fé mesmo, é o que chamo de um inaceitável erro histórico. E o que dizer sobre as homenagens, cada vez mais sem pé nem cabeça, que são feitas diariamente e aos borbotões? É. O melhor é não dizer nada. Existem até instituições que são criadas apenas para distribuírem títulos, banalizando de tal forma as homenagens que estas acabam virando desomenagens. Colação de grau então! Transforma-se, às vezes, numa cena obscena com suas homenagens tão descabidas!

E de equívoco em equívoco, caminhamos para um beco sem saída, pois equívoco é bem mais sério que erro. O erro é passível de correção, mas o equívoco distorce a história. O próximo ano será terrível! Será o ano propício ao surgimento de equívocos, e conseqüentemente, de lamentáveis erros históricos. Assistiremos ao maior desfile de equívocos históricos que, com certeza, ocuparão os cargos de comando do nosso país.

Um país não pode viver de equívocos, e sim de trabalho, dignidade, ética, com sangue de honestidade e credibilidade - além do compromisso com aqueles que nem sequer sabem da existência dos equívocos!

Gabriel Novis Neves
17 / 12 / 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.