sábado, 31 de agosto de 2024

O TAL DO CURRÍCULO


Quando criança não conheci o tal do ‘currículo de vida’, documento indispensável nos dias atuais.


Não me lembro também de ter necessitado dele.


O que valia muito eram as célebres ‘cartinhas de apresentação’.


A primeira carta de apresentação que encaminhei do governador de Mato Grosso para o seu colega da Guanabara, não fui atendido.


A pretensão do nosso Estado foi rasgada, e eu chamado de vagabundo em 1962.


Era para trabalhar na recente Fundação de Saúde Pública de Mato Grosso (FUSMAT) sem ônus para a Guanabara.


Por acaso, em 1964 encontrei-me no elevador do Ministério da Saúde na avenida Rio Branco no Rio de Janeiro meu contemporâneo do Largo da Mandioca, o Bugrinho, filho da dona Janoca.


Há tempos não nos encontrávamos.


Ele bacharel em Direito em Cuiabá e político influente.


Eu terminando os meus estágios para retornar à minha cidade natal.


O elevador parou e nós dois saímos.


Era o gabinete do ministro da saúde.


Sabedor da minha ambição de retornar, sacou da sua pasta de couro cor marrom um bloco de papel do partido do qual era presidente estadual e rabiscou:


Fadul


Preciso do Gabriel em Cuiabá!


Urgente


Freire


Esse foi o ‘bilhetinho’ que facilitou o meu regresso ao meu torrão natal.


Já médico, forneci ‘cartas de apresentação’ aos colegas pobres aprovados no vestibular de medicina para se matricularem nas faculdades.


Como reitor da UFMT foi-me solicitado com urgência o meu Currículo de Vida.


Sabia ser um trabalho árduo e detalhado.


Assim, cheguei à saudosa professora Eugênia Paredes para a confecção do trabalho.


Currículo passou a ser sinônimo de conhecimento, e quanto mais volumoso ele fosse, mais sábio o portador.


De lá para cá acumulei tantas ações, que resolvi utilizar o meu ‘currículo simplificado’ quando solicitado.


Não ultrapassa uma folha de papel e quem o recebe sempre exclama: só?


Vou escrever o ‘currículo do marido da cozinheira’, que está desempregado e deseja trabalhar como motorista com carteira assinada.


Gabriel Novis Neves

16-08-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.