terça-feira, 27 de agosto de 2024

O SEGREDO


Diziam os antigos que o ‘segredo’ era a alma do negócio.


Existem outras expressões semelhantes com o mesmo fim, como ‘santo do pau oco’ e ‘come quieto’.


Temos o popular ‘escondendo o jogo’ como sinônimo de segredo.


Já fui chamado erroneamente de todos eles.


Sempre fui muito tímido, dando essa falsa impressão aos meus íntimos e parentes.


Como médico fiz o Juramento de Hipócrates: ‘cego, surdo e mudo’ ao exercer a minha nobre profissão de ‘médico do corpo e da alma’.


Não tive a mínima dificuldade em exercer os ensinamentos do ‘Pai da Medicina”.


Isso é chamado de ética médica e sigilo profissional.


Fui muito auxiliado pela minha formação caseira, quando as crianças eram convidadas a se retirarem da sala onde adultos conversavam e fechavam as portas.


Não havia ‘promiscuidade’ entre crianças e adultos e a separação entre eles era respeitado.


Cansei de me retirar da sala, quando a conversa dos adultos era iniciada.


Hoje não existe mais ‘este pudor’ de separar as crianças das conversas de adultos.


Daí a minha timidez que julgo educacional.


Minha mãe me acompanhava nas aulas da catequese, na velha Matriz de Cuiabá.


Quando a professora catequista falava dos ‘pecados veniais’, a minha mãe ‘puxava suavemente a minha orelha’ para que eu prestasse bem atenção para não os cometer.


Eu envergonhado perante meus colegas não sabia o que fazer.


Tive uma educação infantil com muito amor, e hoje reconheço, com certo autoritarismo.


A minha formação educacional foi toda construída para guardar segredos, aumentada com a profissão de médico.


Isso foi muito bom para mim, despertando em meus clientes, ‘ares divinos’ o que me ajudou muito no processo de cura dos pacientes.


Dezenas de centenas de clientes sabem do que estou dizendo.


‘Em boca fechada não entra mosca’, é uma sábia lição!


Gabriel Novis Neves

20-06-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.