quarta-feira, 14 de agosto de 2024

QUANTO CUSTA UM IDOSO


Nunca avaliei o custo mensal de um idoso por imaginar essa idade muito distante de mim.


Aos 89 anos é que tive noção do seu valor.


Com a chegada dos filhos, netos, genros e noras, precisava de um apartamento espaçoso para me alojar com a minha mulher e os ‘novos moradores’.


Os anos foram se passando, minha mulher morreu, sobrando lugar, pois a ‘atração’ que cativava a presença dos menores, especialmente nos finais da semana, sempre foi ela.


Os pequenos tinham verdadeira paixão pela avó, e amavam passar o dia no seu apartamento, sendo frequente dormirem por aqui.


Dos seis netos, quatro netas estão casadas e a última casará em outubro, ficando de ‘indez’ meu único neto de apenas 23 anos.


Deu para perceber com nitidez que as crianças adoravam a casa da vó, passando longe das preferências do vô.


Nunca nenhum neto passou a noite comigo abraçado na minha cama.


Eles sempre que podiam dormiam ‘amontoados’ com a vó.


Hoje, dou graças a Deus quando consigo reuni-los no almoço do sábado!


O apartamento ficou enorme e o valor do condomínio alto, considerando que o meu é de cobertura.


Com trinta anos de uso, a sua manutenção é cara, com problemas de todas as ordens.


Só os elevadores custam uma nota para funcionarem todos os dias, sendo raros os dias que os técnicos não estão por aqui.


Tenho apartamentos bem menores, otimamente localizados.


Já pensei em me mudar para lá, mas acumulei tanto ‘cacareco’ de valor histórico e sentimental, que não caberia neles e desisto.


Como moro em cobertura em lugar privilegiado, o meu IPTU é salgado.


Tenho quatro funcionárias: a cozinheira que também cuida da casa e do jardim ganhando gratificação, e três cuidadoras.


Uma é enfermeira com curso superior, outra terminando o curso de técnico em enfermagem, e a última minha ‘baba’.


Todas com excelentes holerites!


Isso já balança meu salário de professor-reitor fundador.


O gasto mensal com a farmácia está encostando no valor das despesas do supermercado, pois somos cinco pessoas!


Para um idoso que precisa fazer fisioterapia em casa duas vezes por semana e tomar quarenta e quatro medicamentos diários, é fácil calcular o seu custo mensal.


Ontem a gerente do meu banco veio me visitar, pois não tenho condições de me deslocar até a agência, para fazer um ajuste de contas.


A longevidade às vezes poderá ‘preocupar’ seus herdeiros, né?


Gabriel Novis Neves

20-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.