domingo, 25 de fevereiro de 2024

UMA CASA-SANFONA


Moro em uma casa ora povoada ao extremo, ora bem vazia. Denomino-a casa-sanfona. Noutros carnavais, sempre cheia de gente. Nos fins de semana, os familiares e amigos acorriam a ela.


Vinham papear no salão da cobertura, degustando pasteizinhos fritos na hora, acolitados com cervejinha gelada. Ouviam-se grandes sucessos da música popular brasileira, em CDs.


Na parte funcional do apartamento, a cozinheira preparava o almoço, embora não soubesse o número dos participantes.


A sobremesa — só de olhar já dava água na boca! — sob a batuta da Regina, minha mulher.


Mas, no correr da semana, a casa ficava entregue às moscas, depois que os três filhos se casaram.


Minha mãe nos deixou! E quantos amigos se foram! Mas só eu sei a falta que a falta da Regina me faz! A reunião, esta ficou resumida aos filhos e netos. 


O comando geral passou a ser de minha filha Monica, não mais na ‘cobertura’.


Neste sábado, a cozinheira não pode vir por problemas de saúde. Suspendeu-se o almoço. Uma justa causa!


Que pena! Iríamos comemorar mais uma vitória da neta Nathalia. 


À noite, estará ela na colação de grau dos ‘médicos residentes’ da UFMT. Ah, como me sinto orgulhoso! 


Foi aprovada para ingressar no curso de especialização. E com distinção!


Não sei por quê, elegeu a especialidade de seu avô. Cuiabá ganhou, bem o sei, competente médica parteira.


Não poderei comparecer à sua festa de colação de grau em razão de minha saúde. A família, por inteiro, se fará presente.


A alegria que carrego, não cessa. Na próxima semana, o Mackenzie vai promover a Colação de Grau, em Direito. Gabriel Neto, entre eles: foi, antecipadamente, aprovado na OAB. 


Já decidiu: a pós-graduação, irá fazê-la em Barcelona, especializando-se em nova área de Direito. É provável que não exerça por aqui sua profissão. 


Teremos, portanto, mais um sábado reduzido ao estilo de ‘sanfona’, pois os parentes irão prestigiá-lo. Resta-me amargar a solidão.


E segue a vida! Com novas conquistas das ‘crianças’! De um lado, o coração se descompassa; do outro, a tristeza de não tê-los ao lado. Assim, nossa vida!


Gabriel Novis Neves

24-2-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.