terça-feira, 3 de novembro de 2015

CREDIBILIDADE DA INFORMAÇÃO


Para quem escreve em veículos de comunicação de massa é um prazer contar a uma pessoa alguma coisa que ela não saiba.
Isso deve ser mais importante que o salário e, mais ainda, a vaidade.
Infelizmente, a economia do jornalismo é uma arte que combina publicidade e circulação do jornal.
Fica, nessa situação, ameaçada a missão do prazer, com menos jornalistas empregados também.
Outro fator importante a considerar é quando notícias não agradam os mandatários temporários do poder.
Mesmo com todas essas dificuldades, especialmente em nações não acostumadas com o livre pensamento, o jornalismo continua relevante.
O jornalista ético tem de saber escutar suas fontes e divulgar somente as confiáveis. 
A chave para os jornalistas do século XXI é a credibilidade.
Vivemos em um mundo dominado pela Internet, em que todo mundo pode falar o que bem entender.
Neste cenário aumenta a responsabilidade do jornalista de publicar a notícia mais correta e ser o mais justo e honesto possível.
O leitor fica cada vez mais exigente com a qualidade daquilo que lhe é ofertado em informação, aumentando a confiança no órgão da imprensa.
Publicar o verídico é mais importante do que publicar rápido. Às vezes é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
O grande problema é como financiar o jornal ideal.
Nos Estados Unidos as pessoas gastam para assistir televisão a cabo, como em grande parte do mundo, inclusive aqui no Brasil.
É a chamada TV paga, onde excelentes programas são ofertados.
Por que então não pagar uma taxa extra para ler uma coluna diferenciada no jornal?
Para isso é necessário não depender de verbas publicitárias de governos, e sim, investir em bons profissionais que farão com que seja aumentada a tiragem do bom jornal.
Em longo prazo o benefício será contar com uma equipe altamente qualificada e sempre compromissada com o melhor conteúdo jornalístico.
Gene Policinski, jornalista americano e defensor dessa tese, em seu depoimento sobre o futuro do jornal, afirmou que a credibilidade é o marcador do jornalismo do século XXI.

Gabriel Novis Neves
16-10-2015

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