Dia
desses assisti pela televisão uma bem humorada publicidade de um banco oficial.
Um
velhinho, ao lado da esposa, dedilhava em um moderníssimo IPHONE de última
geração.
Dizia,
enquanto simulava uma operação bancária, mais ou menos o seguinte: que tinha
nascido em 1921 e sempre fora cliente daquele banco, grande patrocinador da
cultura e esportes no Brasil. Agora, com o aplicativo no celular, as coisas
ficaram mais fáceis para ele, pois, não precisava mais ir ao banco para fazer
pagamentos, transferências de créditos, aplicações, verificar depósitos e saber
do saldo bancário. Quando precisava de dinheiro ia ao caixa eletrônico mais
perto de casa.
Confesso
que senti inveja do meu contemporâneo, pois tenho pavor em fazer essas manobras
via Internet.
Estou
há quinze dias com problemas no sinal do meu computador, e a empresa
responsável pelo bom desempenho do produto que vendeu, explica, quando
solicitada, que a minha área está com problema técnico e que já está sendo
corrigido.
Esse,
“está sendo corrigido”, nunca é inferior a doze horas - um inferno para que tem
compromissos agendados.
Não
consigo me imaginar no meio de uma operação bancária, com todo o meu aplicativo
aberto, e ocorrer uma queda repentina do sinal da Internet - fato bem
corriqueiro. Acho tudo isso muito arriscado para a minha juventude distanciada.
Não
sem razão, as principais ações no juizado de pequenas causas, são referentes a
essa bagunça nas operadoras de Internet, que vendem ao consumidor um produto
sofisticado tecnicamente e, simplesmente, não possuem estrutura para mantê-lo.
Enviar
um simples e-mail com sucesso já é motivo de alegria! Por que arranjar
aborrecimentos com os constantes defeitos das operadoras quando de uma
transação bancária?
Felizes
daqueles que na velhice se preocupam com os pássaros, as flores, os rios, o
barulho do vento, a beleza da chuva, o entardecer, o dia surgindo, as fases da
lua, o silêncio da noite.
Esses
não precisam de aplicativo, nem sofrem com os apagões do sinal da Internet.
Gabriel
Novis Neves
21-10-2015
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