quinta-feira, 23 de novembro de 2023

DISCRIÇÃO À MODA DA CASA


Sempre fui muito discreto, tanto na minha vida pública quanto na particular. Jamais engrossei o cordão da ‘ostentação’, embora mil facilidades tivesse.


Esse meu modo de proceder talvez resida no temor de vir a ser incompreendido. 


Guardo um sem-número de cobranças absurdas de que fui alvo.


Lembro-me, certa vez, de um multiempresário de Mato Grosso. Sua fama corria fronteiras. Por nadar em dinheiro, conquistou boa parte da sociedade pela ‘boca’.


Na ocasião, para comemorar seu aniversário, ‘fechou’ o principal restaurante da cidade. Um luxo só!


No afã de esbaldar-se, trouxe cozinheiros, garçons, recepcionistas, vinhos, frutos do mar. As toalhas e talheres, que primor! As sobremesas, uma delícia! Veio tudo de uma capital do Sul do país.


0 conjunto musical, pra lá de badalado. Em suma, tudo às maravilhas.


A indumentária dele, nem se diga! Obra-prima de uma loja de roupas exclusivas. É lógico que isso se estendia à sua companheira.


Charutos cubanos, dos mais finos, eram oferecidos aos seletos convidados. Quanto às mulheres, fartou-as de brindes. Que ostentação!


À noite, deslumbramento total. Não havia visto nada igual. Mulheres elegantes desfilavam pelos salões, pavoneando seus ricos vestidos. Dirigentes dos poderes do Estado, todos de queixo caído. 


Dias após o evento, que marcou época, uma socialite que esteve na festa, se dirigiu a meu consultório.


Ao ingressar na sala, antes mesmo de dizer a causa de sua presença, cobrou-me o motivo da ausência no jantar do empresário.


O que acabo de esmiuçar, foi-me reportado por ela. Estonteada com o que viu, pontuou: Você não tem a mínima ideia do que perdeu!


Depois emendou: Tinha frutos do mar à beça. Tanto, que eu me esbaldei: enchi a barriga, empanturrando-me deles. Cada camarão dos graúdos, de dar água na boca!


No fritar dos ovos, quis porque quis saber a razão de não comparecer a essas festas. Verdade é que essa paciente, a quem acompanhei até que a aposentadoria me sorrisse, em tempo algum entendeu a forma discreta do meu jeito de ser. 


Doutra feita, espingardeou: Você poderia ter melhor aproveitado sua vida, mas não fez!


Os pretensos ‘amigos’ do empresário acabaram por se afastar dele, ainda que os ventos da fartura continuem a bafejá-lo. O orgulho imperial não mais o acaricia.


Minha paciente elegeu outro médico para dar-lhe apoio. Eu, no alto dos meus bons anos, mantenho remoçada minha discrição social: de casa só me afasto quando a necessidade extrema me impõe. 


No escrever temas que abarcam tópicos do meu cotidiano, cuido de emprestar a eles a mesma discrição que, vida afora, me tem distinguido.


Para não mais fatigar sua atenção, finalizo com este provérbio que, para mim, soa como um versículo bíblico: ‘boa romaria faz quem em sua casa fica em paz’. 

 

Pauto a minha ‘discrição’ pela dos meus saudosos pais. Prato à moda da casa.


Gabriel Novis Neves

7-11-2023


Fotografias do Cirio de Nazaré, em diversos anos











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.