segunda-feira, 19 de outubro de 2015

União desunida


Afinal, por que o Tratado de Waastrich, que instituiu a União Europeia (UE), onde determinou o Espaço de Schengen (que inclui 22 estados membros e 4 não membros da UE),  que aboliu ausência de fronteiras e o uso de passaportes, não está funcionando?
Ele foi criado diante da premissa de uma total unificação da Europa, inclusive, com uma única moeda.
As cenas lamentáveis recentes na fronteira da Hungria com a Sérvia, de agressão aos refugiados sírios que tentam entrar na Europa, estão mostrando ao mundo toda a hipocrisia que rege esses tratados.
Cenas desumanas e chocantes foram vistas em todas as mídias. Soldados húngaros atacaram refugiados com bombas de gás lacrimogêneo e jatos de água, estando entre eles inúmeras mulheres e crianças.
Espera-se que o dito mundo civilizado europeu não repita os horrores que, de tempos em tempos, envergonham a humanidade.
Quatro milhões de pessoas já fugiram e outros tantos tentam fugir diariamente das guerras e da miséria que afligem países antes considerados berços da cultura.
São milhares de pessoas enfrentando fome, estafa, falta de higiene e tendo como tesouro apenas os familiares mais próximos. Elas buscam, apenas, um lugar na Terra em que possam trabalhar e ter um mínimo de paz.
Nós aqui no Brasil já estamos com quatro mil e quinhentos refugiados oriundos, principalmente, de países africanos vítimas de ditaduras cruéis e da barbárie que as acompanha.
Esperamos que, após tantos meses de reuniões, a União Europeia consiga urgente uma solução humanitária para a distribuição desses refugiados.
A Alemanha tem feito dignamente a sua parte, muito em função de anular a pesada pecha que sobre ela  recai em função dos horrores ocorridos durante a segunda guerra mundial.
É bom não esquecer que em 2012 a União Europeia foi laureada com o Nobel da Paz “por ter contribuído ao longo de mais de seis décadas para o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa”.

Gabriel Novis Neves
21-09-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.