quinta-feira, 11 de julho de 2024

PREOCUPAÇÃO


Quando estou preocupado, mudo o meu modo de viver.


São tantos os compromissos burocráticos e cuidados rotineiros com a minha saúde, que me forçam a sair da rotina.


Na minha idade ‘vivo de favores’ do Deus todo poderoso, e não tenho substitutos para essas pequenas tarefas.


Fico com as cuidadoras por períodos dos dias e semanas.


O ideal seria transferir aos meus filhos esses afazeres, mas eles moram em seus apartamentos e têm seus compromissos, que não são poucos.


Quando tenho compromissos durmo mal à noite, ansioso, segundo a psiquiatra.


O número de pagamentos que tenho a realizar em datas diferentes, só perdem para o número de remédios que tomo por dia.


Estou desabafando após doze dias de muitos ‘atropelos’ com rotina médica e laboratorial.


Na semana que vem irei levar os exames aos médicos que os solicitaram.


Gostaria de encontrar alguém que pudesse ficar responsável pelo pagamento dos boletos das minhas funcionárias, cuidadoras, escritório de contabilidade, FGTS, Esocial, Carnê Leão, fisioterapeuta, condomínio do meu apartamento, IPTU, Prova de Vida, farmácia, mercado, imobiliária, presentes, doações sociais, academia de medicina, despesas extras e outras tantas.


O mundo moderno ficou muito complicado para os idosos.


Naquela época a moeda forte eram ‘as cadernetas’ onde tudo era comprado ‘fiado’.


Quando meu pai fechou o bar, descobrimos o valor das compras fiadas, transformadas em ‘calote’.


Toda casa antiga de Cuiabá tinha um lugar especial para guardar as cadernetas de compras.


Na minha casa era na gaveta do armário da copa, para não sujar e ficar gordurosa com a fritura na cozinha.


Na do meu avô Alberto Novis era ‘escondida’ no armário da sala de jantar fechada à chave e colocada no bolso da sua calça.


E o que dizer dos inúmeros telefonemas que sou obrigado a disparar, para a administração de todo esse complexo que é o dia de um idoso.


Essa correria toda aconteceu, depois que a Regina foi viver no plano espiritual há dezoito anos.


Essa trabalheira burocrática, que me causa tanta preocupação, era realizada por ela com grande eficiência e prazer.


Gabriel Novis Neves

05-07-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.