domingo, 10 de março de 2024

QUE CHUVARADA!


Graças a Deus, nesses últimos dias desabou uma chuvarada daquelas em Cuiabá.


Prefiro que ‘o pé-d’água’ venha durante o dia. Quero sentir o forte vento batendo portas e janelas abertas. E mais: olhar o firmamento cinza-escuro com raios e trovões.


Pena que todo esse ‘escândalo’ foi por um curto tempo! Logo, estou certo disso, ela voltará.


O céu, em toda a extensão, continua chumbo, com a chuva bem distante. Na cobertura, as flores do meu jardim já saltitam de alegria. E agradecem!


As duas trepadeiras que embelezam os balaústres de concreto, se animaram. Tudo fica lindo quando chove por aqui!


Em razão das ‘bocas de lobo’ entupidas — um puro desleixo administrativo —, a sujeira se acumula nas ruas e avenidas, o que embaralha ainda mais o trânsito. Mas que vale a pena chover, ah, isso vale!


De onde moro, tenho ilusão de uma ‘cidade verde’, que um dia Cuiabá foi!


Lembrei-me de minha bela infância e dos brinquedos no ‘córrego da Prainha’, que foi aterrado e transformado em avenida.


Igualmente da ‘garimpagem’ do ouro e do seu comércio na ‘Casa Miraglia’.


Como me esquecer da correnteza das águas que escorriam por nossas ruas! Tudo que encontrava, era levado de roldão. Ah, como era gostoso ouvir o barulho das pedrinhas rolando!


Vem-me à mente o lindo ‘assanhamento’ das nossas aves e pássaros! Fazem uma algazarra só!


O Sol não apareceu ainda. Mais um pouco, todo vestido de ouro, vai se recolher para regressar amanhã. Isso se não chover!


A Lua não está com jeito de sair de casa hoje, espantada pelo mau tempo!


É de dar pena o que as chuvas fizeram na estrada que nos conduz a Chapada dos Guimarães!


Bem no trecho do ‘Portão do Inferno’, houve um sério deslizamento de terras, impedindo até o tráfego de veículos pequenos.


Ainda bem que, na virada do ano-novo, cercado de dificuldades e controle, esse tráfego foi restabelecido.


Mas, mãos aos Céus! Não houve vítimas. Felizmente! E a festa foi linda na ‘Chapada remoçada’! Como sempre!


Que Deus ouça Antônio Carlos Jobim e alongue este período até as ‘águas de março’!


Gabriel Novis Neves

11-3-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.