quarta-feira, 6 de março de 2024

LADO A LADO COMIGO


Fui aconselhado por uma leitora a não mais escrever a propósito da morte. Sei, a cada dia, ela mais se abeira de mim.


No entanto, tenho tocado, de quando em vez, neste tema. Até mesmo como forma de aprendizado, a nos preparar para a partida final.


Mas a ‘indesejada’ está me espreitando à porta. Num dia destes, virá me convidar a acompanhá-la. É o destino de todo vivente.


Seguirei o conselho dado, centrando-me no que me atravessa o cotidiano.


Ontem à noite, o ar-refrigerado do meu dormitório não funcionava. A enfermeira recorreu ao turbo.


Logo, o quarto ficou bem gelado, e o problema parecia estar sanado. Mas, pouco antes de dormir, começou a vazar água do aparelho.


De pronto, telefonei ao técnico da refrigeração. Cansado, não me respondeu.


Busquei o mais simples: pus uma toalha de rosto dentro de um vaso de plástico bem debaixo do aparelho para que o ‘pingar’ constante não me incomodasse.


Acordei cedo. O técnico logo me chamou, querendo saber do que necessitava.


Expliquei-lhe o motivo, e ele me respondeu que logo estaria em minha casa.


Chegando, retirou a tampa do aparelho. O trabalho era o rotineiro: havia excesso de poeira na tela do aparelho.


Pedi que fizesse o mesmo com o aparelho do meu escritório e da copa.


Dada a proximidade com a cozinha, o da copa, além da poeira, estava com fungos.


Como é difícil e oneroso a função da dona de casa!

Todos os dias, brota alguma tarefa a ser cumprida. 


São pequenas coisas: não podemos permitir que se agigantem.


Amanhã me chega o novo fogão de cinco bocas para a cozinha. Comprei pela internet, pois o modelo é daqueles bem antigos.


O atual está franqueando a saída de gás, intoxicando o ambiente. Mais ainda: duas de suas bocas nem funcionam.


O técnico do fogão não tem mais o que fazer, restando-me tão apenas substituí-lo.


Noto que o dia a dia cuida de nos desviar a atenção de ‘temas’ fundamentais. Será o medo de enfrentá-los? É a vida!


Gabriel Novis Neves

6-3-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.