domingo, 3 de março de 2024

MINHAS PREFERÊNCIAS


Prefiro ler o que escrevo a ler ou a ouvir minhas entrevistas escritas ou orais.


Sinto que sou mais eu, mais presente e mais verdadeiro quando escrevo. Não quando transfiro meus pensamentos para que terceiros venham a documentá-lo.


Também não aprecio ouvir as entrevistas que concedo.


Por que não me enfeitiça ler algo meu? A causa reside nisto: no mais das mais vezes, não conseguem reproduzir com fidelidade o que externei. 


Paulo Vanzolini — médico e fundador do Museu do Zoológico da USP — foi um grande compositor. Mas não era dele tocar instrumento musical.


Certa ocasião, Paulo Vanzolini veio ministrar um curso aqui, na Universidade Federal.


À noite, foi convidado para jantar na casa do diretor do Zoológico, o biólogo Raul José Vieira Neto, no Porto.


Raul José, mateiro de boa cepa, preparou uma peixada cuiabana para seu velho amigo e professor.


Este, por sinal, lhe fez uma exigência: não se esqueça do whisky! Foi-lhe servido à farta.


Encerrado o jantar, a mulher do Raul trouxe seu afinado violão. Ideia era que, instalado numa cadeira de balanço — na varanda do casarão —, o mestre tocasse e cantasse algumas das suas belas canções.


Só então soubemos que ele não tocava instrumento musical nenhum. Ao compor suas canções, ele as entregava às vozes de sucesso da época.


Ele mesmo perguntou à Maria Helena se tocava violão e se conhecia suas canções. 


Fã que era dele, conhecia tudo que produzira. Daí, solicitou que ela as cantasse para que nos deliciássemos, em meio a tantas, com ‘Ronda’ e ‘Volta por cima’.


Por terem uma formação acadêmica específica — que me falta —, certas pessoas têm o dom de nos mimosear com um texto de excelência.


Isso explica por que leio alguns livros, tomado de encanto! Mas me pergunto: por qual razão não me fascinam textos de minha lavra?


Sei: sou dono de uma personalidade difícil de ser entendida, talvez porque me seja próprio caminhar beirando as extremidades.


Atribuo valia imensa aos que, aposentados, se aventuram a afazeres novos. Quero crer que isso encomprida suas horas de vida. Com uma boa dose de qualidade de vida!


Gabriel Novis Neves

4-3-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.