sexta-feira, 8 de março de 2024

CASAS VAZIAS


Durante a ausência domiciliar, por força da internação médica, minha casa ficou aos cuidados da cozinheira. 


Quando retornei, ela me disse da ‘tristeza’ que sentiu por ver a casa deserta. Algo meio sem alma, assegurou. 


Afinal, preparava o almoço com carinho, e não tinha a quem servir.


O silêncio invadia as dependências da casa. Sem vida. Como é triste viver só!


A expressão ‘casa vazia’ me fez lembrar do grande poeta português Fernando Pessoa.


Quando retornou à casa dos pais e ingressou o imenso salão, foi tomado de surpresa! Sim, ele havia se ausentado depois do falecimento deles! Voltou por força do inventário!


Seja dita a verdade: não reconheceu sua casa! Os que nela residiam, já tinham feito a lição terrena. E o que ficou, não os representava.


A cadeira de balanço e a máquina de costura, estas nem mais se achavam ali.


Algo à semelhança disso estava sentindo a minha cozinheira quando voltei: feliz por poder conversar e preparar os seus quitutes para mim.


E como é bom saber que minha falta fez tanta falta a ela!


Meu cotidiano forceja por voltar à normalidade, e o faz com muito vagar, em meio aos trancos e solavancos.


Meus exames de análise laboratoriais, bioquímicos e de imagens, tudo nos conformes. Quero voltar a fazer aquilo que fazia, embebido de mais alegria e prazer.


No tentar identificar o motivo do mal-estar que me abate, a enfermeira julga que isso se deve à dose cavalar de antibióticos com que me bombardeei.


Pergunto-me: por que é que a gente adoece, mesmo cuidando — e muito bem — de nossa saúde?


Na verdade, busco driblar esse mal-estar que tanto me atormenta. Saída é escrever este pequeno texto, ao modo de placebo.


Em tempo: jamais havia atravessado por um atalho desses. Quero, rápido, voltar a meus afazeres do dia a dia, pois os serviços teimam em se avolumar.


A meta agora — Deus olhe por mim! — é regressar logo à vida costumeira. Que saudades da casa cheia de gente e barulho! Já estou ansioso. Podem vir!


Gabriel Novis Neves

8-3-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.