sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PAPUDA

É a penitenciária de Brasília que ficou conhecida internacionalmente, não por ser um centro de recuperação sócioeducativo, mas, por ser residência dos mensaleiros, como são conhecidos os agentes públicos que comandaram o maior assalto aos cofres da União.
Papuda significa pessoa que fala demais, geralmente inverdades, e que gostam de contar vantagens.
Os papudos estão hoje na Papuda. Quem nunca soube de nada, a tudo assiste indiferentemente.
Na grande Cuiabá existe uma pequena cidade que, antigamente, foi vítima da falta de iodo, e a maioria de seus habitantes sofreram de bócio endêmico.
Logo foram apelidados de papudas/papudos, que desapareceram praticamente da nossa região pelo emprego da ciência médica.
Entretanto, os papudos da “Papuda” de Brasília aumentaram consideravelmente.
Os que “não são qualquer um” estão a exigir tratamento hoteleiro cinco estrelas, muito embora seus crimes sejam bem mais graves que a maioria dos habitantes da Papuda.
Estes foram completamente ignorados nesses últimos anos, vivem amontoados em condições sub-humanas, sendo que muitos, inclusive, apresentam doenças infectocontagiosas, como a tuberculose.
Os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos sempre trataram esses infelizes com desdém.
Bastou que uma trinca de uma quadrilha de papudos, após julgados e condenados pela justiça, fossem para a Papuda, para se tentar criar um movimento nacional transformando-os em heróis e condenando as péssimas condições de alojamento da Papuda.
Este país é realmente muito esquisito. Os últimos acontecimentos envolvendo os mensaleiros são tão marcantes, que tornaram a nossa história incompreensível, especialmente para os estudiosos estrangeiros.
Nós conhecemos o jeitinho brasileiro diante dessas situações, que não acontecem em nações civilizadas, onde leis são feitas para serem cumpridas.
Aqui, os papudos da Papuda se colocam acima das instituições, como o judiciário, num desrespeito à democracia que juraram defender.
Só se for a democracia da Papuda, onde as leis são respeitadas apenas para os pobres.

Gabriel Novis Neves
25-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.