sábado, 8 de julho de 2023

AS FLORES DO MEU JARDIM


Não é à toa que nasci na Cidade Verde, como é conhecida minha querida Cuiabá.


Desde criança tive uma paixão pelo colorido das plantas e flores com os anos transformada em verdadeiro amor.


Cresci num casarão da rua do Campo, cujo quintal era uma verdadeira floresta que impedia o sol de penetrar.


Seu chão era úmido coberto por folhas mortas que caiam das árvores de médio e grande porte.


Também encontrávamos frutas rasteiras como a melancia e o melão, e legumes, como a abóbora e o pepino.


As raízes que comíamos em nossas refeições e que tínhamos no quintal da nossa casa eram: mandioca, cenoura, beterraba, batata doce e rabanete.


Essa arte era praticada pelas velhas cozinheiras da minha casa de procedência rural e que dormiam no emprego.


Conheciam bem os segredos da terra de onde retiravam parte dos seus alimentos.


O verde e colorido das plantas sempre me seduziram.


Nos anos que estudei no Rio de Janeiro, não tinha plantas no meu quarto de pensão.


Contentava-me admirando o verde abundante da Cidade Maravilhosa.


A natureza foi muito prodigiosa com a cidade, cercada de verde e de belezas naturais.


No meu retorno à minha cidade natal morei em casas alugadas.


A primeira sem quintal, mas com flores em vasos.


A segunda possuía um vasto quintal com árvores frutíferas e plantas.


O primeiro cargo que ocupei foi dirigir um hospital psiquiátrico.


Construí um belo jardim interno e outro externo que humanizaram o manicômio.


Implantei o campus da universidade federal de Mato Grosso.


Paralelamente à construção da sua parte física, transformamos o cerrado de vegetação rasteira.


Plantamos centenas de árvores de pequeno e grande porte por toda extensão do terreno, dando uma nova vida ao árido deserto.


A minha primeira casa própria não tinha quintal e seu fundo era um enorme muro assim como as laterais da casa.


A sua frente possuía um razoável terreno até chegar à casa.


Lá construí um jardim que encantava a todos que chegavam.


Há trinta anos, com meus três filhos casados e por problemas de segurança, a minha mulher comprou um apartamento com ampla cobertura.


Foi instalado um jardim que já mudou de configuração por quatro vezes e acredito ser a última.


Não tem o formato dos anteriores, mas a beleza é a mesma.


O hobby de um jardim e a sua manutenção é cara, mas o prazer que ele me dá não tem custo.


Tenho orquídeas brancas, vermelhas e lilás, lindo beijinho, papoulas, trepadeiras de flores diferentes, primaveras lilás e laranjadas, hibiscos com flores amarelas e vermelhas, pé de jabuticaba, pata de elefante, esqueleto.


Folhagens, coqueiros ornamentais, comigo ninguém pode, flor do deserto, pimenta malagueta, hortelã, alecrim, cebolinha e até boldo.


A minha funcionária, que nasceu no município de Dom Aquino, cuida com tanta sabedoria do meu jardim que não permite que nas suas folgas suas substitutas molhem as plantas.


O fotografa quase diariamente e envia as fotos por WhatsApp para mim e muitos. 


Eu inventei recentemente o hábito de encaminhar essas fotos aos meus amigos, junto com a minha crônica; um jeito gentil e carinhoso de desejar o meu bom dia.


Gabriel Novis Neves

26-06-2023















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.