quarta-feira, 5 de julho de 2023

ANOS DECISIVOS DA MINHA VIDA - A EDUCAÇÃO


Assumi a secretaria da educação e cultura do Estado de Mato Grosso em maio de 1968, e em novembro de 1969, Jarbas Passarinho, o ministério da educação e cultura até dezembro de 1974.


O cargo de secretário de educação me fez conhecido no MEC e pelo Ministro Passarinho.


Na inauguração do Centro Educacional Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, no início de 1971, o ministro compareceu à homenagem prestada a sua mãe.


Tinha povo nas ruas do aeroporto até ao novo prédio.


A solenidade foi no auditório de Centro Educacional, transbordando de alunos, professores, pais dos alunos e sociedade.


Presidindo a mesa de trabalhos, o Governador Pedrossiam, Prefeito de Corumbá, Ministro Passarinho, autoridades civis, militares, eclesiásticas e eu, Secretário Estadual de Educação.


Todos vestidos de terno e gravata e um calor sufocante.


Pedrossian iniciou os trabalhos elogiando uma verdadeira educadora brasileira de Xapuri, no Acre, que deixou o marido pequeno comerciante de seringueiros, para educar os filhos menores em Belém do Pará, na Escola Militar.


Ela não tinha renda e para sobreviver, lavava e passava roupas, motivo da sua escolha e empréstimo do seu nome para o moderno Centro Educacional.


Emocionado, o Ministro se levanta da cadeira e inicia a agradecer a todos da mesa diretora.


Ao chegar na minha vez, disse que estava em dificuldade de me citar.


Não sabia se me chamava de secretário cujo mandato terminaria em 15-03-1971, ou de futuro reitor da universidade federal!


Todos os presentes ao local se levantaram, aplaudiram e gritaram por um bom tempo: “queremos Gabriel”!


Acalmado o ambiente, satisfeito, Passarinho declara que eu seria o primeiro reitor da FUFMT.


Na saída pedi ao Ministro que só publicasse o ato da minha nomeação em 16-03-1971, já que o governo Pedrossian terminaria no dia 15-03-1971 e eu ainda tinha muito a concluir.


Permaneci à frente da implantação da universidade até 12-02-1982.


Impossível escrever em uma crônica esse período, que mereceria um livro.


Tudo que aconteceu em Cuiabá e Mato Grosso durante esses anos teve a participação da nossa FUFMT, como na divisão do Estado em 1977, dando origem ao Estado de Mato Grosso do Sul, com a capital em Campo Grande.


Naquela época eu morava na casa da rua Major Gama, no Porto.


O poeta, jornalista, político, empresário Augusto Mário Vieira, frequentador noturno da minha casa, vaticinou ser aquela casa uma das últimas casas cuiabanas que a gente tinha onde conversar.


Esse trabalho foi todo construído pela Regina, que adorava ficar em casa e receber visitas.


Era a política da família e muito respeitada e ouvida nesse meio, que eu não suportava.


Ocupei muitos cargos públicos que eram políticos, porém, nunca soube administrá-lo politicamente.


Abandonei a vida pública em 2003, tendo iniciado em 1966 e ocupado os seguintes cargos públicos estaduais, federais e privados:


Diretor de um Hospital Estadual, 1º Reitor da FUFMT, Delegado Federal Substituto do Ministério da Saúde da VIII Região, seis vezes Secretário Estadual, 1° Diretor da Faculdade de Medicina da UNIC, 1º Presidente da Academia de Medicina de MT, Presidente da Clínica Femina, Membro do IHGMT, Membro Honorário da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).


Meus filhos estudaram Direito na FUFMT (Monica), Odontologia (Ricardo) na UNB e Medicina (Fernando Gabriel) na Gama e Filho, no Rio.


Casaram-se bastante jovens, com Administradores e Odontóloga.


Meus seis netos todos têm curso superior.


Não tenho nenhum filho, neto, genro ou noras, funcionários da nossa universidade ou servidores públicos.


São profissionais liberais e empresários.


Há 28 anos, por motivos de segurança, viemos morar em uma torre de apartamentos, eu e a Regina.


Há 17 anos a Regina nos deixou deste plano, e descobri um jeito de envelhecer com dignidade, que é escrevendo.


Gabriel Novis Neves

05-07-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.