quinta-feira, 29 de junho de 2023

REZA DO TERÇO DE SÃO PEDRO


Coube, por herança da minha mãe Irene, a felicidade da minha irmã Araci, de ficar com a imagem de São Pedro, realizado por sorteio por mim, por ser o primogênito da família.


A responsável por São Pedro ser o padroeiro da família Novis Neves, foi a minha mãe.


Quando ela se casou com o meu pai Olyntho Neves, conhecido como Bugre do bar, em julho de 1934, a nova família não tinha um santo padroeiro, como era hábito nas famílias católicas.


Minha mãe era de uma família católica devota da Imaculada Conceição.


A Imaculada Conceição é a padroeira dos Novis, cuja devoção deve-se ao meu bisavô Dr. Augusto Novis, que trouxe da Bahia quando veio para Cuiabá.


Meu avô Dr. Alberto Novis ficou com a responsabilidade de perpetuar a fé entre seus descendentes.


Todos os anos no dia 8 de dezembro era celebrada uma missa em sua homenagem quando toda a sua família e amigos compareciam, e conduziam a imagem em procissão e colocada sobre o altar da igreja.


Depois era servido um lauto almoço no casarão do meu avô.


À noite todos voltavam para o chá com bolo, encerrando as festividades da Imaculada Conceição.


Hoje essa imagem encontra-se no Rio de Janeiro e a responsável por manter a tradição é de uma neta do Dr. Alberto Novis.


Pelo que sei, é que no 8 de dezembro, familiares mandam rezar uma missa em homenagem a Imaculada Conceição e retornam para suas casas.


Meu pai era católico não praticante e inaugurou o seu bar com o nome de Moderno no dia 29 de junho de 1920.


Casou-se com a minha mãe em 1934 e ela era católica praticante.


Nessa época o comércio do meu pai estava estabilizado e funcionava em prédio próprio.


Minha mãe convenceu meu pai que a prosperidade econômica alcançada por ele deveu-se a uma graça de São Pedro.


O bar foi inaugurado no dia que se festeja São Pedro e embora não tivesse o nome do santo, como seria mais correto.


Ele o protegeu e muito. 


A partir dessa conversa São Pedro foi considerado o protetor da família Novis Neves.


Todos os anos no dia 29 de junho, a imagem de São Pedro era retirada do oratório que ficava em cima da cômoda do quarto de dormir.


A imagem do santo era levada por meu pai caminhando no meio da rua e sendo acompanhado por familiares e amigos até a Catedral e depois para igreja do Senhor dos Passos.


Era servido almoço na casa da rua do Campo a todos os fiéis.


De noite todos voltavam para o chá com bolo, fogueiras e fogos de artifício.


Com o falecimento do meu pai e da minha mãe, a imagem de São Pedro está no oratório da casa da minha irmã Araci.


A festa foi adaptada para os tempos modernos.


No dia 29 de junho a família e poucos amigos se reúnem na casa da minha irmã para a reza do terço em homenagem ao nosso Padroeiro.


Depois é servido uma mesa de chá com bolo.


Dos nove filhos do casal, Irene Novis – Olyntho Neves, o terceiro recebeu o nome de Pedro, em homenagem a São Pedro.


Gabriel Novis Neves

29-06-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.