terça-feira, 27 de junho de 2023

ANOS DECISIVOS DA MINHA VIDA - NO GINÁSIO E CIENTÍFICO


Fiquei cinco anos no Colégio dos Padres (1946-1950) onde cursei um ano de admissão e quatro anos do ginásio.


Todos os meus professores eram salesianos, a maioria italianos, como Pedro Cometi (Conselheiro do Colégio), os irmãos Faresin e o Camilo promovido à Bispo de Guiratinga.


Com o seu irmão Cornélio desenvolveram um grande trabalho social, especialmente nas áreas de educação e saúde.


Raimundo e Nelson Pombo, corumbaenses.


João Panaroto, Firmo, Agostinho e Remeter.


Os mestres Bombled, Mestrão e Mestrinho e Carvalho professor de educação física – o único que não pertencia à Congregação Salesiana.


Antes das aulas os alunos se reuniam no pátio do colégio divididos por séries, cantavam o hino nacional brasileiro, ouviam as ordens do Padre Conselheiro e se dirigiam à Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora para assistirem à missa.


Após o recreio dos sábados os alunos eram convidados à se confessarem, e atendidos na igreja pelo padre Remeter e Agostinho para comungarem na missa das sete horas aos domingos.


Naquela época as missas eram rezadas em latim, o celebrante ficava de costas aos fiéis e para comungar era necessário confessar e estar em jejum absoluto.


Durante os cinco anos que estudei no colégio dos Padres assisti à santa missa diariamente e comunguei todos os domingos e dias santos.


Terminei o Ginásio em 1950.


Os dois primeiros anos do Científico estudei no Colégio Estadual de Mato Grosso e terminei no Colégio Anglo Americano, no Rio de Janeiro em 1953.


Tudo foi novidade para mim, já que no Científico as turmas eram mistas, com nove colegas que ficaram por aqui, se casaram, outras estudaram Direito, quando a faculdade foi aberta.


Era exigido uniforme escolar para assistir às aulas e tive excelentes professores, como Cesário Neto, Agostinho de Figueiredo, Gastão Muller, Aída de Figueiredo, Dunga Rodrigues, Francisval de Brito, Leônidas Pereira Mendes, Paulo Villa, Enzo Ricci.


Alguns desses professores foram depois, meus colegas quando fui Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso.


Nunca fui o primeiro aluno de turma em Cuiabá, ficando sempre entre os intermediários.


Nunca fui reprovado nem fiquei em segunda época e, como desejava estudar medicina fui para o Rio de Janeiro prorrogar meus estudos.


Gabriel Novis Neves

27-06-2023






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.