segunda-feira, 12 de junho de 2023

PELO MENOS A MEMÓRIA


Com o passar dos anos acumulamos perdas na nossa vida.


Muitos chamam o “processo de envelhecimento” de “decadência fisiológica”.


Nossa pele perde a elasticidade da juventude, assim como parte da visão, nos obrigando a usar óculos de grau, e a audição pode ser afetada.


Sentimos dificuldades de locomoção e iniciamos o uso de medicamentos pelos hipotensores, sempre com prescrição médica.


Aos 88 anos e gozando saúde, fiquei dependente de 42 medicamentos nas suas mais variadas formas de apresentação, por dia.


Não devo e nem posso me queixar de nada, pois continuo com uma ótima memória.


Estava com a data da minha infusão marcada no calendário do escritório para seis de junho, em ambiente hospitalar.


Puxei a minha mãe que me ensinou quando criança que “seguro morreu de velho”.


Mesmo com a “data marcada pela minha enfermeira”, no dia anterior ao procedimento medicamentoso, telefonei para a unidade hospitalar para confirmar data e horário.


Esse trabalho não delego a ninguém, assim como outros importantes do meu dia a dia.


Para minha surpresa a funcionária que atendeu ao meu telefonema me informou que eu faltei, sem justificar, no dia marcado, que foi 1° de junho, quinta-feira.


E me informou que não teria mais datas para aquela semana, mas que me arrumaria um dia para a semana seguinte.


Perguntou-me se eu não havia recebido o dia marcado escrito num papelzinho e colado na minha Carteira de Identidade.


Disse que sim (sem consultá-lo), e que o dia marcado era 6 de junho.


Disse-lhe ainda que o erro foi da empresa de serviços médicos, e eu não poderia ficar prejudicado no meu tratamento mensal.


Aguardei alguns minutos e ela retornou dizendo que tinha conseguido marcar para o dia seguinte, 6 de junho, o procedimento.


Agradeci muito a ela e fui procurar o papelzinho que foi colocada pela funcionária do plano de saúde.


Encontrei com facilidade daqueles que têm memória onde encontrar seus documentos importantes.


No papelzinho estava escrito: próxima imunoinfusão, dia 1° de junho, às 8 horas!


Confiei na enfermeira que me acompanha e ela errou.


Na vida sempre acreditei nos fatos depois de resolvidos.


Sei que um dia vou morrer, mas não quero perder a memória até lá.


Gabriel Novis Neves

05-06-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.